fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Rede Municipal: Presidente do Sintemmd pronuncia sobre decreto de suspensão de contratos de profissionais da educação

Rede Municipal: Presidente do Sintemmd pronuncia sobre decreto de suspensão de contratos de profissionais da educação

Image

Diante do decreto publicado pela Prefeitura de Divinópolis sobre suspensão de contratos de professores da rede municipal e auxiliares da educação, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Rede Municipal de Educação (Sintemmd), Rodrigo Rodrigues Ferreira, em entrevista ao Sistema MPA de Comunicação, nesta terça-feira (28), relatou que os trabalhadores da rede municipal, foram surpreendidos na segunda-feira (27), com a publicação do decreto 13.767, o qual dispõe das medidas que serão adotadas no município, em decorrência da pandemia do coronavírus.

Rodrigo Rodrigues, disse que em nenhum momento ele e os profissionais da educação, foram avisados e chamados para o diálogo, sobre o assunto. “Isso é um absurdo porque está descumprindo a lei que rege a articulação entre os órgãos que compõem o sistema municipal”, afirmou o presidente.

Sobre as suspensões de contratos, Rodrigo Rodrigues, informou que as suspensões atingem diretamente a renda alimentar dos trabalhadores que não possuem salários altos e segundo ele, retirar o sustento nesse momento de pandemia desses professores, é um ato criminoso por parte do Poder Executivo.

Em relação a solução para esse problema, o presidente deixou claro que tenta contato com a Prefeitura. Ele finalizou dizendo que fez o pedido de uma reunião de forma online, que acontecerá nesta quarta-feira (29). “Entramos com pedido de reunião com todos os órgãos do sistema e estamos lutando bravamente, tentando entender o que a Prefeitura está fazendo com esses profissionais”, concluiu. Ouça abaixo entrevista completa com Rodrigo Rodrigues:

Posicionamento da Prefeitura:

Divinópolis, 28 de abril de 2020 – A Prefeitura de Divinópolis informa que após vários dias de estudos e análises não encontrou suporte jurídico para manter os contratos, uma vez não tem como garantir a reposição dos dias paralisados após o término dos contratos.

Por esse motivo os contratos foram suspensos os contratos dos professores e auxiliares educacionais a partir da publicação do decreto. Ou seja, eles não vão receber os pagamentos. Ao término da pandemia, será analisado a necessidade da manutenção ou rescisão, conforme o caso.

A reportagem do Sistema MPA aguarda o posicionamento da Secretaria de Educação Vera Prado que ate o momento não se pronunciou. 

Relembre reportagem:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/cidade/prefeitura-de-divinopolis-publica-decreto-suspende-contratos-de-professores-e-auxiliares-na-area-da-educacao/