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Procon bate recorde de atendimentos

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Divinópolis publicou números de atendimentos realizados pelo órgão durante os últimos três anos. O gerente do Procon Municipal, Ulisses Damas Couto, ressaltou que, até princípio de agosto deste ano, a instituição havia realizado 3.625 atendimentos.

Em 2017, o Procon respondeu 1.835 chamados; e, em 2018, o número aumentou para 2.817. Desde o estabelecimento do órgão, em 1990, o número de serviços neste ano será o maior na história.

O Procon é órgão administrativo do Poder Executivo municipal e/ou estadual destinado a proteger e defender direitos e interesses de consumidores. O papel do Procon é orientação de consumidores, mas é também mediação de conflitos em relações de consumo e fiscalização de relações de consumo. Defesa do consumidor é garantia fundamental do cidadão brasileiro e princípio da ordem econômica previstos na Constituição Federal de 1988.

Damas defende criação de políticas públicas para amparar cidadãos mais vulneráveis. “O Conselho Municipal de Defesa do Consumidor prepara projetos educacionais e de conscientização para idosos, entre outros públicos de consumidor”, completou o gerente do Procon.