fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura promete reconstrução da zona rural de Divinópolis

Prefeitura promete reconstrução da zona rural de Divinópolis

Image

A Prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento  da situação das chuvas na zona rural e a dificuldade de locomoção dos moradores e estudantes.  
Na manhã de ontem (15/2), por volta de 8h40, a zona rural de Divinópolis houve uma tromba d´água em várias regiões, dentre elas, nas comunidades Djalma Dutra, Perobas, Amadeu Lacerda, Mata dos Coqueiros, Passagens, Buritis e outros. No momento da chuva, máquinas estavam nas comunidades para realizar a manutenção das estradas da região e não foi possível.
  
A forte chuva, de poucos minutos, causou uma grande destruição, com enchentes, árvores caídas,  mortes de vários animais, destruição de estradas, ilhamento de comunidades, estradas totalmente sem condições de tráfego e os ônibus escolares não conseguiram retornar com alunos para suas comunidades, sendo obrigados a serem  substituídos por veículos menores, dando condições para que as crianças e adolescentes chegassem até suas residências.
 
Segundo a prefeitura a chuva destruiu o trabalho feito pela prefeitura até agora nas estradas rurais, deixando ainda mais complexa a manutenção das comunidades destruídas por chuvas anteriores, que precisam ter seus trabalhos refeitos. O secretário de Agronegócios, Gustavo Mendes, disse que “agora é arregaçar as mangas e começar os trabalhos novamente para reconstrução da zona rural”.
 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentará o plano emergencial de educação para que os alunos dessas comunidades não tenham prejuízo educacional.

O prefeito Gleidson Azevedo lamentou a dificuldade enfrentada, mas afirma que dará a solução. “Lamentamos a situação dos moradores das comunidades rurais e, tanto é, que nesta semana, todos os dias colocamos na programação a manutenção das estradas rurais. Infelizmente, a chuva não tem dado trégua. Mas as comunidades também são prioridade, diariamente as manutenções acontecem, mas as chuvas não tem deixado o trabalho ser concluído, nossas equipes já estão em ação para reconstruir o que a chuva tem destruído. Nossos alunos podem ficar tranquilos que eles não serão prejudicados!”, afirmou.

Prefeitura distribui apostilas nas regiões de zona rural afetadas pelas chuvas

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), entregará, em casa, apostilas de atividades para estudantes da zona rural. 

A medida se justifica, pois, alguns estudantes estão impossibilitados de frequentar as aulas em regime presencial, em virtude do grande volume de chuvas que caiu nesta quarta-feira (15/2), que danificou as estradas rurais.

As atividades serão entregues nas casas dos estudantes para a continuidade dos seus estudos. A cada nova entrega a apostila anterior será recolhida e corrigida pela equipe pedagógica, que fará o acompanhamento do aluno de forma remota. A iniciativa visa assegurar a frequência escolar, garantindo acesso à educação aos alunos prejudicados pelo excesso de chuvas.

O diretor da E.M. Benjamin Constant, localizada na zona rural de Buritis, relatou que “é muito importante essa iniciativam pois, garante o elo desses alunos com a instituição escolar nesse período tão difícil, que foge ao nosso controle, como a situação das chuvas”.

Paralelo à esta ação, a Semag intensificará os trabalhos de reconstrução das estradas.