fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura desativa sua antiga sede da rua pernambuco a partir de setembro 2020

Prefeitura desativa sua antiga sede da rua pernambuco a partir de setembro 2020

Image
A sede do CAC será na Avenida Getúlio Vargas, quase esquina com Rua Pernambuco

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento e Informação (Semad), está organizando a mudança para o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). As reformas já foram finalizadas e agora passará por uma limpeza geral.

Os atendimentos a população iniciam no dia 1º de setembro. Com a ativavação do CAC o antigo prédio Prefeitura, na rua Pernambuco, será desativado. Além dos diversos setores que o local vai abrigar, a Secretária Municipal de Cultura (Semc) será realocada na antiga estação ferroviária, o arquivo de plantas e a Central de Penas Alternativas (Ceapa) serão direcionados para o espaço de 300 metros que foi cedido ao município no prédio do Governo do Estado, onde funcionava o fórum.

A sede do CAC será na Avenida Getúlio Vargas, quase esquina com Rua Pernambuco. O horário de funcionamento será de 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. O novo Centro de Atendimento contará com todo o amparo para realização dos protocolos da Prefeitura – como assuntos referentes ao IPTU, Procon, Bolsa Família. O local contará também com a área destinada aos fiscais de renda e ao atendimento externo da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans) – como protocolos de documentos referentes a multas, compra de rotativos, entrada de recurso em determinadas autuações.

Um dos pontos altos do novo ambiente é sua arquitetura totalmente plana, ou seja, fornece total mobilidade para os solicitantes. Pensando em agilidade, na entrada será instalado uma plataforma de triagem, que consiste na orientação de servidores para as pessoas que necessitam dos atendimentos. Dessa forma, os profissionais direcionam os cidadãos para suas respectivas áreas de espera, onde vão aguardar o chamamento da senha automática.

 

Economia e benefícios adquiridos com o novo Centro Atendimento

O processo de locação seguiu modernidades presentes em novos contratos públicos. O imóvel já será entregue com a mobília preparada, de acordo com a necessidade que a Prefeitura apresentou. Esse tipo de contrato com mobiliário gera ainda mais economia, pois a gestão não terá gasto com móveis para o local. Com exceção de cadeiras, pois são itens individuais que não compõem o imóvel.

A Prefeitura buscou parcerias pensando em cortes de gastos. Há dois anos foi criado um edital de chamamento, disponível no site oficial, onde qualquer empresa ou pessoa física pode fazer doação de bens, novos ou usados, ou serviços. Os gastos pontuais necessários deverão ser sanados através dessas parcerias.

Esse ponto estratégico é de extrema necessidade, pois muitas regiões não possuem interligação dos transportes coletivos de forma direta, então em alguns casos seria necessário que o cidadão usasse duas conduções. A mudança foi muito pensada e estudada, pois além da economia financeira, teria de ser um prédio central, com acessibilidade.

Com a criação do CAC o município vai economizar R$ 32.797,61 por mês só com aluguel. A estimativa é que de setembro de 2020 a dezembro de 2021 sejam economizados R$ 524.761,76.

A sede do CAC será na Avenida Getúlio Vargas, quase esquina com Rua Pernambuco