fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Prefeitura de Divinópolis retoma Atendimento Educacional Especializado presencial

Prefeitura de Divinópolis retoma Atendimento Educacional Especializado presencial

Image
Semed FOTO: Divulgação

Semed FOTO: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da secretária municipal, Andreia Carla Ferreira Dimas, faz esclarecimentos sobre a Portaria nº 09/2021 que dispõe sobre Convocação de profissionais para atendimento educacional especializado em jornada presencial na Rede Municipal de Ensino.

Seguindo os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Vigilância Sanitária, o Atendimento Educacional Especializado retornará de forma individual, com toda estrutura e equipamentos de segurança, que, inclusive, já foram entregues aos representantes das instituições.

De acordo com a secretária, Andreia Dimas, o Atendimento Educacional Especializado acontecerá para sanar as defasagens do período sem atendimentos. “Precisamos avaliar todo o período que esses alunos ficaram afastados do espaço escolar, verificar o que aconteceu no percurso. Os especialistas verificarão toda a situação da criança, se houve avanços, retrocessos e em que ponto será necessário retomar”, destacou.

Desta forma, a portaria, considera o número expressivo de educandos que necessitam de uma avaliação específica especializada, devido ao tempo que estiveram afastados presencialmente das atividades escolares.  Estarão retornando aos atendimentos individuais os profissionais das áreas de serviço social, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e supervisores. Estes profissionais, cada um em sua especialidade, farão as avaliações diagnósticas de cada criança atendida pelo serviço.

Vale destacar que o atendimento educacional especializado na Rede Municipal de Ensino segue três vertentes que são: o atendimento para criança com transtorno, atraso ou dificuldade de aprendizagem que são atendidos no CEAE; Escola Municipal Raio de Sol e ainda o atendimento que é realizado nas salas de recurso multifuncionais, que acontecem nas escolas de ensino regular.