fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Prefeitura de Divinópolis apresenta Tele Covid; saiba como funciona

Prefeitura de Divinópolis apresenta Tele Covid; saiba como funciona

Image

A prefeitura de Divinópolis, por meio de coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (24/06), lança o Tele Covid. Nessa ferramenta, o usuário deve fornecer seus dados corretos, respondendo perguntas, como nome, endereço, data de nascimento, geolocalização e seu estado clínico atual. De acordo com o médico  infectologista e professor da UFSJ, Gustavo Rocha, esse projeto é de extensão ao projeto Pró-vida, que vem sendo destaque desde o dia 18 de maio dando suporte na área da saúde e monitorando os casos suspeitos de Covid 19 a distância.

Com o projeto, já foram atendidos em torno de 250 pacientes. “O paciente acessa o aplicativo, responde as perguntas e é direcionado a consulta. Temos escala de plantonistas de segunda a sexta de 7h às 19h. O paciente vai passar em uma consulta consulta médica, se apresentar sintomas leves vai ficar em quarentena e receber ligações para saber como se encontra, ou seja, vai ter um acompanhamento da equipe, e se caso precisar de consulta presencial será orientado, receberá um SMS, e um link para o acompanhamento médico de forma presencial”, explicou Gustavo Rocha.

Vale ressaltar que esse sistema, além das consultas clínicas, é possível também fazer chamadas de vídeos, e ainda enviar a receita médica, atestado de saúde, relatório do atendimento, assim como pedido de testes rápidos. “O paciente tem todo esse suporte clinico, orientações, e acompanhamento”, acrescentou.

São 11 médicos no teleatendimento, 15 enfermeiros, e 35 alunos, ambos atuando em parceria com a Secretaria Municipal de Estado de Saúde (Semusa). São 3 etapas, sendo a primeira a de baixar o aplicativo, a segunda aparelho precisa permitir a localização do paciente para depois este fazer a sua consulta; e a terceira vídeo chamada, sendo que o cidadão receberá um SMS por meio do telefone com todas as orientações. Para mais informações o telefone é (037) 3 229 68 10. Mais detalhes dessa coletiva no Jornal Candidés, às 19h, canal 13.

.

.