fbpx
Pular para o conteúdo

Plano Integrado apresenta resultados das 72 horas

Image

Os serviços de segurança pública de Divinópolis continuam atentos às consequências do período chuvoso. O plano integrado estabelecido na quinta-feira (27/01) já comemora o resultado do teste da sexta-feira (24/01), quando a chuva torrencial que atingiu a cidade causou apenas pequenos estragos. Foi registrado um volume de 223 milímetros de chuva em 72 horas em Divinópolis.

Vistorias e atendimentos da Defesa Civil foram 30 chamados. Foram registradas queda de 20 árvores e foram reconstruídas cinco canaletas. O Rio Itapecerica e afluentes são monitorados a cada seis horas. Defesa Civil fez orientações aos moradores da margem do córrego flecha e acompanhou os boletins meteorológicos

As constantes ações em todos os córregos da cidade permitiram que o grande volume d’água se mantivesse nas calhas. É importante destacar que, em muitos casos, as inundações provocadas pelo represamento de córregos são responsáveis por inúmeras tragédias.

Além disso, o trabalho de vistorias de áreas de risco garante uma importante ação de prevenção. Todos os casos que oferecem qualquer perigo são notificados.

Apesar dos resultados em consequência da postura preventiva adotada pelo Município, as ações continuam sendo constantes e necessárias. Muitas vezes, por descaso da própria população. O lixo, restos de material de construção e até mesmo os móveis velhos jogados nas ruas e beira de córregos ampliam, significativamente, a possibilidade de inundações.

Na última semana, durante a ação preventiva, a equipe responsável pela limpeza dos córregos chegou a retirar sofás que cobriam as manilhas no córrego do Bagaço, sob a Avenida JK, próximo ao Hemoninas, evitando uma nova inundação nas imediações. Já na área central, a limpeza de bueiros permitiu uma maior vazão da água e um registro mínimo de alagamentos de vias.

A Defesa Civil solicitou um laudo pericial sobre a morte de uma mulher no bairro Mangabeiras.