fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Peça teatral Freud em Pessoa será apresentada dia 19 de novembro no Gravatá

Peça teatral Freud em Pessoa será apresentada dia 19 de novembro no Gravatá

Image

O Projeto de extensão “O Teatro como Manifestação Cultural e Princípio Educativo: preservando identidades, construindo autonomia e valores”; sob orientação da professora Geralda Pinto Ferreira, desenvolvido na UEMG Campus/Divinópolis, em parceria com a Associação Dramágico de Teatro de Divinópolis, mergulha na obra de Sigmund  Freud que é considerado o pai da psicanálise.

Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Suas ideias revolucionaram as ideias que o homem tem de si. 

No espetáculo que será apresentado no dia 19 de novembro no Teatro Municipal Usina Gravatá, às 19h30, Freud discorre sobre suas teorias, seus êxitos, fracassos, a escolha pela medicina, a sexualidade humana, a descoberta do câncer e a eminência da morte. Os principais conceitos desenvolvidos por Freud abordados no espetáculo são: inconsciente, conflito psíquico, recalque e pulsão de morte.

O espetáculo tem grande importância para estudantes de psicologia, psicanalistas e profissionais da área ou mesmo para o público que quer entender algo sobre os transtornos da mente.

O ator Valério Peguini, aluno bolsista do projeto, dá vida ao personagem em uma caracterização impressionante como Freud em seus setenta anos. Outro destaque no espetáculo é Heitor Júnior, espécie de alter-ego de Freud, em um jogo divertido entre os dois atores.

O co-produtor e assistente de direção Paulo Marotta, é também protagonista em outros espetáculos da Cia e  acredita que “não há dúvidas de que a obra de Sigmund Freud foi um referencial na história cultural do século XX”.

O diretor Neli Macaia, um dos nomes mais respeitados em sua arte, “ acredita que as ideias de Freud influenciaram movimentos artísticos do surrealismo ao cinema. 

O projeto realiza também Oficinas de Teatro neste Campus aos sábados com 30 participantes. O aluno-bolsista realiza também oficinas na Escola Municipal Hermínia Corgozinho para alunos do Ensino Médio e Fundamental.

Sobre Freud:

Freud nasceu no ano de 1856 em Freiberg (atual República Tcheca e na época Império Austríaco). Morreu em 26 de setembro de 1939, aos 83 anos, na cidade de Londres (Inglaterra). A causa de sua morte foi câncer de laringe.

Nascido em 6 de maio de 1856 na Áustria, o neurologista Sigmund Freud é considerado o “fundador” da psicanálise e foi responsável por popularizar o método de tratamento psicológico por meio do diálogo entre paciente e médico, tão comum hoje em dia.

Muitas de suas teorias envolviam mecanismos da mente inconsciente, como a interpretação de sonhos, e dividiram os estudiosos da época, embora tenham contribuído para desenvolver técnicas terapêuticas baseadas principalmente na análise clínica.

Equipe do espetáculo que será apresentado no Gravatá:
Elenco: Heitor Júnior ( id, ego, superego, Jung, Jacob Freud, Fliees, Firenzzi)- Valério
Peguini ( Sigmund Freud)
Direção: Neli Macaia
Audiovisual e assistência de direção: Paulo Marotta
Trilha Sonora: Leopoldino Neto
Fotografia: Fabiana Souto
Realização: Associação Dramágico de Teatro

Sobre ingressos:

Os ingressos para o espetáculo do dia 19 de novembro estão sendo vendidos por R$10,00, na Boutique do Livro.