fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Nascentes das Gerais: Transporte irregular de cargas pode causar acidentes

Nascentes das Gerais: Transporte irregular de cargas pode causar acidentes

Transporte irregular de cargas pode causar acidentes
Foto Assessoria Nascentes das Nascentes das Gerais: Transporte irregular de cargas pode causar acidentes

Transporte irregular de cargas pode causar acidentes
Foto Assessoria Nascentes das Gerais/ Transporte irregular de cargas pode causar acidentes

A AB Nascentes das Gerais constatou que no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, além dos objetos que são encontrados nas vias, materiais caem de veículos que transportam terra, minério, madeira, restos de construção e uma infinidade de outras cargas mal acondicionadas, que geram riscos de acidentes aos usuários e sujam as rodovias.

Marcelo Aguiar, gerente de operações da concessionária, afirma que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre veículos que estiverem trafegando com carga exposta. “Essa resolução alerta sobre o transporte de cargas de sólidos a granel nas vias abertas à circulação pública em todo território nacional e o CTB afirma, inclusive, que estes veículos podem ser multados sem ser obrigatório abordar o motorista”, ressalta.

Com isso, os motoristas devem atentar para alguns cuidados na disposição da carga. Aguiar orienta para algumas situações. “A carga deve ser acomodada de maneira uniforme sobre todos os eixos, ficando a parte mais pesada no meio. Assim, evita que o caminhão sobrecarregue peso em apenas um dos lados e ocorra a queda de cargas na via.

Além disso, o veículo deve ser adequado ao conteúdo a ser transportado, ou seja, cada tipo de carga exige um veículo adequado. Por exemplo, cargas longas como tubos e postes não devem ser transportadas por caminhões que não possuem as dimensões necessárias para acomodá-las”, orienta.

Além da preocupação com o tipo de material a ser transportado, devemos observar as condições do veículo e a qualificação do condutor para que nada caia do veículo que possa causar graves acidentes. Para Aguiar, o veículo deve ter boas condições para um transporte seguro. “Já os motoristas devem ser orientados sobre o acondicionamento das cargas para transportar adequadamente os materiais e prevenir que algo se desprenda da carroceria ou tombe em alguma curva, a lona e a forma de acondicionar evita acidentes,” finalizou.