Mutirão de Limpeza será realizado na região do Nova Fortaleza

Postado em 01/02/2019 15:34

Neste sábado (02/02), o 2º Mutirão de Limpeza de Combate ao Aedes aegypti, no ano, em Divinópolis – quatro bairros receberão os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), das 8 às 12 horas. A ação faz parte das atividades propostas para minimizar os casos de dengue.

Nova Fortaleza I, Nova Fortaleza II, Conjunto Habitacional Rinaldo Campos Soares e Vila Anchieta são os bairros que receberão o mutirão. A Semusa realiza os mutirões de limpeza nos bairros para reduzir os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da febre amarela, da dengue, da chikungunya e do zika vírus, além de recolher o material inservível que pode servir de criadouro. Durante o mutirão, serão recolhidas garrafas, vasilhas, pneus, móveis, eletrodomésticos e material inservível.

A população deverá deixar, em frente à residência, pneus, garrafas, latas, baldes e recipientes de plástico. Além dessa ação, a população será orientada sobre os cuidados em casa no combate ao mosquito.

O primeiro mutirão do ano foi realizado em 24 de janeiro – Serra Verde, Conjunto Habitacional Osvaldo Machado Gontijo, Alto das Oliveiras e Nossa Senhora da Conceição receberam a ação. Foram recolhidos 3,5 mil quilos de lixo.

Alerta

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano apontou alto risco de epidemia de dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, o levantamento foi realizado de 7 a 11 janeiro de 2019, e a cidade está com 5,9% de índice de infestação, de acordo com o parâmetro técnico do Ministério da Saúde, que considera acima de 4% risco alto. Até quarta-feira (30/01), a cidade já tinha 28 casos notificados da doença, e as ações do município foram intensificadas.

 

Ações

Além do mutirão todo sábado, outra ação é duplicar a equipe de bloqueio – atualmente são duas e, a partir de fevereiro, serão quatro. A equipe vai até o endereço informado e realiza ações de pulverização por bombas apropriadas de inseticida que age no mosquito. A pulverização tem uma ação pequena, quando considerado o tempo: menos de 12 horas.

 

O Dia D contra a dengue será antecipado para 16 de fevereiro. Geralmente é realizado em abril, mas, devido aos casos notificados em 2019, a Semusa vai adiantar a ação.

As ações de panfletagem nas ruas serão reforçadas, e também o plano de contingência de combate a dengue será acionado, além do comitê montado para desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessas doenças.   

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios