fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • MPMG deflagra operação que investiga conduta de fiscais de obras do município de Divinópolis

MPMG deflagra operação que investiga conduta de fiscais de obras do município de Divinópolis

Image
Foto Divulgação MP

MPMG irá investigar e responsabilizar criminalmente por estelionato a conduta de “revacinação”
Foto Divulgação MP/MPMG irá investigar e responsabilizar criminalmente por estelionato a conduta de “revacinação”

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Divinópolis, deflagrou nesta terça-feira, 23 de novembro, uma operação que investiga a conduta de fiscais de obras do município, envolvidos possivelmente em práticas de corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa, crimes previstos nos artigos 288, 299, 313-A, 317 e 333, todos do Código Penal.

A operação, denominada Saracura, contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Divinópolis) e da Polícia Militar. No total, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e oito de afastamento das funções públicas, expedidos pelo juízo da 2ª Vara Criminal de Divinópolis.

Os alvos são, em sua maioria, fiscais de obras do município, responsáveis pelas fiscalizações a cargo da Diretoria de Cadastro, Fiscalização e Aprovação de Projetos da Prefeitura Municipal de Divinópolis.

Segundo o MPMG, os fiscais ficarão afastados de suas funções por, pelo menos, cento e oitenta dias, enquanto as investigações são finalizadas. Também estão proibidos de acessarem o local onde trabalhavam, medida que visa a preservação de provas dos eventuais ilícitos praticados.

As suspeitas são de recebimento de vantagem indevida para falsear relatórios de vistorias, evitar autuações, agilizar aprovação de projetos entre outros.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA:

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/divinopolis/prefeitura-emite-nota-sobre-operacao-que-investiga-conduta-de-fiscais-de-obras-de-divinopolis/