fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Motorista em vaga para deficiente briga com agente da SETTRANS em Divinópolis

Motorista em vaga para deficiente briga com agente da SETTRANS em Divinópolis

Image

Um estacionamento indevido gerou transtorno no Centro de Divinópolis. Durante a manhã de hoje (17), um veículo Gol estacionou numa vaga de deficientes na Rua Minas Gerais.

Um agente da SETTRANS visualizou o fato e não detectou certificação que permitisse ao condutor o direito de parar naquela vaga. Diante dos fatos, uma multa foi gerada, como determina a lei federal.

Briga

Porém, o dono do automóvel irritou-se quando percebeu que estava  ser multado. Nervoso, o motorista passou a proferir xingamentos contra os agentes da SETTRANS.

A Polícia Militar foi acionada, mas o autor saiu do local antes da chegada da PM.

A Lei

As Leis Federais 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal no 5.296/2004, coordenam sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou visual nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação.

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.