fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Livro “Poesia na Escola” apresenta oficinas que ajudam na formação de alunos

Livro “Poesia na Escola” apresenta oficinas que ajudam na formação de alunos

O livro “Poesia na Escola – (Praticar é preciso, saber como, também)” apresenta oficinas baseadas nas experiências da autora Julieta de Souza, com crianças, adolescentes, adultos em fase de letramento e professores em escolas públicas e privadas por mais de 20 anos.

As oficinas oferecem uma sequência didática que leva à experimentação de processos de verdadeira reflexão sobre o que é poesia, o que é o poema e como é possível acessar processos mentais eficazes para a criação textual com e por prazer.

A autora se fez escritora na sala de aula: enquanto ensinava, aprendia. Ela fez da sala de aula um laboratório. Suas experimentações e conclusões estão neste livro. Dividir a colheita deste trabalho com professores e demais interessados na produção de poema foi a forma como a autora encontrou para manifestar a gratidão pelo processo de plantio que a fez feliz enquanto trabalhava.

Diferente de muitas práticas realizadas no ambiente escolar, que meramente informam sobre o gênero estudado, as oficinas propostas no livro são práticas bem sucedidas com a finalidade de formar o aluno/escritor, vislumbrando novos paradigmas para a escrita em contexto escolar que priorizam o letramento e uma formação mais humanizada através da literatura.

Além do livro, a autora coloca à disposição dos leitores, todos os poemas que ela escreveu ao longo dos anos na sala de aula junto com os alunos, durante as oficinas propostas no livro. Os poemas estao no canal no youtube:  No mar da existência. Veja fotos: