fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • I simpósio de trauma é realizado pelo CIS-URG; veja fotos

I simpósio de trauma é realizado pelo CIS-URG; veja fotos

Image

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para gerenciamento dos serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou nos dias 30 e 31 de outubro, no Imperius Buffet em Divinópolis, o I simpósio de trauma para profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, rede hospitalar da região oeste e estudantes.

Neste simpósio, vários temas relacionados ao assunto foram abordados por um enfermeiro e médicos com experiência em atendimento de emergência, sendo eles; cinemática e biomecânica do trauma, avaliação e segurança da cena, tempo de atendimento Pré-Hospitalar e mortalidade em vítimas de trauma, manejo da hemorragia, manejo da via aérea no trauma, restrição de movimento de coluna, dentre outros.

Considerando os dados de atendimento, do início do funcionamento do Samu na região oeste em 07 de junho de 2017, até 31 de outubro de 2019, foram realizados 108.484 atendimentos, destes, 25.216, foram por causas traumáticas.

“Esse treinamento vem sendo discutido há muito tempo. Atualmente estamos com muitas discussões a respeito deste tema, principalmente algumas mudanças de protocolos. Por isso vimos a necessidade de fazê-lo para sanarmos as dúvidas e promover a atualização dos profissionais. O tema foi muito bem aceito, tanto que as inscrições esgotaram rapidamente. Juntando os dois dias do evento mais de quinhentas pessoas participaram”, destaca a enfermeira e coordenadora do NEP, Larissa Martins.

José Marcio Zanardi, secretário executivo do Consórcio, enfatiza a importância dos treinamentos para melhorar a assistência à população. “Um evento com tema muito relevante que teve objetivo de qualificar nossos profissionais e também a rede de urgência e emergência que atua na região centro-oeste”. Veja fotos:

Fotos: Assessoria Samu