HSJD pode ser vendido nos próximos dias e deixar de atender pelo SUS

Postado em 14/01/2016 13:04

Reportagem de Sílvio França

A possibilidade de o Hospital São João de Deus se tornar privado e deixar de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) está cada vez mais próxima da realidade.  Informações confirmadas  pelo Promotor de Justiça Dr Sérgio Gildim durante entrevista coletiva, dão conta de que dois grupos internacionais manifestaram interesse em comprar a unidade que é referência em atendimento público no interior de Minas Gerais.

Com dívidas com seu corpo clínico e funcionários de diversos setores, o hospital não consegue se tornar viável e por isso a possibilidade de venda vem sendo cogitada. Para que ocorra porém, primeiro é necessário que seja extinta a Fundação Geraldo Corrêa, atual mantenedora da entidade.  Devido a dificuldade  no recebimento pelos serviços prestados, vários médicos já não atendem mais no hospital.

A reportagem do Sistema MPA recebeu informações exclusivas de que o grupo United Health enviou representantes para a cidade que estiveram durante toda a manhã desta quinta-feira (14), reunidos com os diretores do Hospital e representantes da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, para tratar da viabilidade da compra da unidade. Caso isto ocorra, o hospital passará a atender apenas em caráter particular ou através de planos de saúde.

O impacto desta mudança na forma de funcionamento pode ser extremamente penoso para a rede de atendimento público no centro-oeste mineiro Além de ser o hospital referência para diversos procedimentos, o Hospital São João de Deus é o que oferece o maior número de leitos disponíveis para internações através do SUS. São 381 vagas de internação sendo que destas, 245 são destinadas a pacientes do sistema público. A mudança pode também atrasar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, já que o HSJD é que seria a retaguarda do sistema.

Os deputados  Domingos Sávio, Jaime Martins e Fabiano Tolentino, a superintendente regional de Saúde Gláucia Sbampato, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Edmilson Andrade (PT), e representantes da Semusa estão reunidos hoje para discutir a possibilidade e buscar soluções que não resultem em prejuízos para o atendimento da população.

Nos bastidores muitos já especulam se esta venda seria legal, já que muitos dos equipamentos que hoje funcionam dentro da instituição, principalmente na unidade de oncologia, foram comprados com dinheiro oriundo de verbas públicas ou doações. Em tese, estaria sendo vendido um patrimônio que em parte pertence a comunidade que simplesmente passará  a ter de pagar  e caro, para ter acesso aos mesmos.

United Health

HOSPITAL united healt care

Com informações do site Exame.com

Com capital aberto desde 1984 na bolsa americana, a UnitedHealth faturou 102 bilhões de dólares no ano passado e tem 99.000 empregados trabalhando nos 17 países onde atua. Fundada em 1974 por um grupo de médicos e profissionais da saúde, com o nome de Charter Med Incorporated, a empresa foi criada para oferecer plano de saúde privado aos americanos.

UnitedHealth Group
Preço das ações: UNH (NYSE)US$110,62 +1,39 (+1,27%)
14 de jan 10:40 GMT-5 – Fontes

Em três anos, a demanda cresceu tanto que outros braços de negócios foram criados e agrupados na United Healthcare Corporation, que passou a deter todo tipo de serviços na área, desde venda para software de gerenciamento de custos para consultórios até convênios com farmácias e pré-certificação para processos de internação.

As ofertas foram, aos pouco, ampliadas e muitas delas se apresentaram pela primeira vez no mercado – o plano de saúde para idosos e a rede de implantes, criados no início da década de 80, são bons exemplos. A empresa foi ainda uma das primeiras a patentear um sistema de estudo de inteligência artificial, em 1996.

Mas foi apenas em 1998 que a companhia se tornou UnitedHealth Group, uma gigante do setor com a estratégia voltada a reunir negócios de saúde que tenham sinergia entre si. Passa, então, a buscar novos nichos de consumidores e serviços que possam atendê-los, além de iniciar um processo de aquisições de empresas que possam agregar valor para suas empresas.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com