fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Helena Antipoff apoia Semana do Diabetes e Simpósio de Direito à Saúde

Helena Antipoff apoia Semana do Diabetes e Simpósio de Direito à Saúde

Image

A VI Semana do Diabetes e o V Simpósio de Direito à Saúde começa na quarta-feira (09/09) com apoio do Instituto Helena Antipoff (IHA). A primeira palestra, com o tema “Demanda x Necessidade”, acontece quarta, às 19h40. Os interessados podem acompanhar o evento por meio do YouTube (https://youtu.be/kURBJn-fnW0).
 
Um dos temas discutidos será a triagem do pé diabético. O objetivo é disseminar os conhecimentos educativos para a identificação e classificação de gravidade das alterações no pé diabético aos profissionais de saúde participantes do curso, capacitando-os para que, de forma eficaz, seja feito o tratamento.
 
O responsável por organizar o conteúdo é o médico Anderson Gariglio Rocha, doutor em cirurgia experimental e microcirurgia. Segundo ele, o principal objetivo é qualificar o atendimento para um diagnóstico e tratamento ágil. “A ideia é capacitar os profissionais para que possamos prevenir amputações e mortes”, afirmou.
 
Conforme cita o médico, pesquisas apontam para a necessidade da melhoria dos indicadores no Brasil, uma vez que a maioria dos pré-diabéticos e diabéticos não recebe o devido tratamento, agravando a doença. Assim, ele esperar proporcionar reflexões sobre a desassistência, discutir alternativas para mudar esse cenário e capacitar os alunos para que possam elaborar e executar o exame de triagem do pé.
 
Para o presidente do IHA, Juliano Vilela, é fundamental colocar o tema em destaque para evitar o agravamento do caso de quem tem a doença. “Além das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e do espectro autista, uma das bandeiras do Instituto Helena Antipoff é o tratamento da diabetes. Por isso, estamos apoiando o projeto. A diabetes é um problema que, assim como qualquer outra doença, precisa receber o tratamento adequado e não podemos negligenciar o atendimento a esses pacientes”, destacou.
 
Inscrições
 
O intuito das transmissões e palestras é disseminar os conhecimentos de educação para os profissionais de saúde participantes do curso, capacitando-os para que possam avaliar melhor e direcionar os atendimentos com efetividade nas Unidades Básicas de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
As inscrições podem ser feitas pelo Facebook (https://www.facebook.com/pages/Linfa-Gerais-EspecialidadesMedicas/193726721177610), e-mail ([email protected]) ou WhatssApp (37) 9.9660-7466.
 
Programação
No próximo dia 15, o tema será “Pé diabético: a triste realidade em que estamos inseridos”. Já no dia 22, a live será sobre “Tratamento segmentar do pé diabético: ineficácia”. Em outubro, estão previstas outros três conteúdos nos dias 7, 21 e 28, sobre a avaliação do sistema venoso e linfático, do sistema arterial e do sistema neurológico, respectivamente. No mês de novembro, ocorrem transmissões sobre a “Sistematização da avaliação do pé diabético” (11/11) e da “Sistematização da avaliação de lesões cutâneas” (18/11). Além disso, as palestras “Venosan” ocorrem nos dias 29 de setembro, 14 de outubro e 4 de novembro.´
 
A VI Semana do Diabetes e o V Simpósio de Direito à Saúde tem apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), Universidade Paulistana, Linfa Gerais, Santa Casa de Pitangui e Lions Clube Pioneiro.