fbpx
Pular para o conteúdo

Grupo de vereadores quer suspender CPI da Educação até o fim das eleições

Image

Uma manobra política realizada na Câmara Municipal pode adiar a apresentação do relatório que está sendo elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as denúncias da Secretaria de Educação. Os líderes de partidos se uniram para que todas as CPIs fossem suspensas até o dia 03 de outubro.

O documento foi assinado pela maioria dos líderes partidários. O líder do Patriota, Flávio Marra, afirmou que o pedido partiu de Eduardo Azevedo, líder do PSC, candidato a deputado estadual e irmão do candidato ao senado Cleitinho Azevedo.

São três CPIs vigentes na Câmara Municipal. Além da que investiga gastos na Secretaria de Educação, há uma que analisa os investimentos com a segurança nas obras o Hospital Regional. A comissão que apura repasses ao Hospital São João De Deus já foi suspensa. Eduardo nega manobra política.

A apresentação do relatório final da CPI da Educação está marcada para a próxima quarta-feira, 24. Uma reunião extraordinária foi marcada para a próxima segunda, 22, para decidir sobre a suspensão. A comissão é composta pelo presidente, Josafá Anderson (CDN), a relatora Lohanna França (PSC), Ademir Silva (MDB), Ana Paula do Quintino (PSC) e Rodrigo Kaboja, que também é líder do PSD e defende a suspensão das atividades até 03 de outubro. Josafá disse que só vai se posicionar na segunda-feira.

Lohanna afirma que vai votar para manter a CPI e que os motivos alegados para a suspensão são contraditórios. “No começo, falavam que eu não seria justa por uma suposta amizade com a secretária de educação, agora dizem que vou pegar pesado com a gestão para palanque eleitoral! Eu estou fazendo um trabalho de investigação de 10 mil páginas, minha equipe se dedicou para isso! A verdade é que o governo mobilizou toda a tropa para parar a CPI, e isso é de ter vergonha!”, disse

A CPI da Educação apura denúncias de superfaturamento com a compra de notebooks, brinquedos e materiais para laboratórios de ciência e matemática pela secretaria de educação de Divinópolis. Os produtos adquiridos somam mais de R$30 milhões. As atas de preço foram aderidas no fim de 2021.