fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Fios e cabos soltos provocam acidentes e deixam motociclistas feridos em Divinópolis

Fios e cabos soltos provocam acidentes e deixam motociclistas feridos em Divinópolis

Image

Natália Silva seguia pela rua Joaquim Januário no bairro Catalão, na noite desta terça-feira, 01, quando sentiu algo em seu pescoço. Ela conta que inicialmente pensou que levaria um choque. “Era umas oito da noite. Eu não enxerguei o fio, ele passou no meu pescoço. Na hora eu pensei que iria levar o choque e nem senti dor. Só depois percebi que tinha machucado muito e fui para a upa”, contou. Natália teve ferimentos leves, foi medicada e passa bem.

Cabos e fios soltos têm sido um problema recorrente em Divinópolis. só nesta semana, o sistema MPA recebeu denúncias de mais dois casos. Na região do alto São Vicente um mulher chegou a cair da moto.

Já na rua Bonsucesso, um homem também ficou ferido.

A  Prefeitura de Divinópolis disse que equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), atendeu nesta quarta (2/2), denúncia de fiação baixa sobre a via pública. Ao chegarem ao local, os agentes de trânsito depararam com cabos de telefonia e internet baixados sobre a via, a cerca de 1,80 do chão. Segundo a população que, antes da chegada da equipe, tentou minimizar o problema amarrando o cabeamento nas árvores do local, as empresas de comunicação tinham conhecimento do fato, mas ainda não tinham ido até o local para solucionar o problema.

A Settrans ressalta que a responsabilidade pela fiscalização relacionada à fiação em posteamento público é da concessionária estadual de energia elétrica. Denúncias de fiação baixa podem ser feitas à Cemig pelo telefone 116. 

Em casos emergenciais que necessitem de sinalização ou intervenção rápida, a Settrans pode ser acionada pelo telefone 153 ou 3229-6627.

Empresas não cumprem lei que trata de cabos soltos nas ruas  

 Prefeitura de Divinópolis tem recebido diversas informações através de redes sociais sobre dois acidentes envolvendo fios soltos, um na região do alto São Vicente e outro na rua Castro Alves. Devido a isso, vem a público esclarecer que, infelizmente, tem sido comum este tipo de acidente na cidade e, por mais que exista a Lei nº 8493/2018, ela não está sendo cumprida. 
 
A referida lei foi originada de um Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal de nº CM 028/2018, que tem como autores a ex-vereadora Janete Aparecida, que hoje é vice-prefeita e secretária de Governo e do vereador reeleito Ademir Silva. 
 
O objetivo da lei é fazer com que prestadores de serviços de energia, telefonia, TV e internet, dentre outros, façam reparos, trocas, e substituições de cabos danificados para evitar acidentes.
 
A Prefeitura esclarece que fiscalizar, regulamentar, alinhar e retirar dos postes os fios e cabos inutilizados é obrigação da concessionária e das demais empresas que utilizam os postes como suporte para cabeamentos.
 
Para fazer valer a Lei nº 8493/2018, o município, por várias vezes tentou conversar, se reunir, com as empresas, pois as mesmas não estão arcando com o dever, mas não teve nenhum tipo de resposta para solucionar o problema. Portanto, a Prefeitura de Divinópolis informa que entrará com uma representação no Ministério Público para que sejam tomadas todas as providências cabíveis, uma vez que este fato coloca em risco a vida de todos os munícipes.