Febre Maculosa pode ter feito mais uma vítima em Divinópolis; caso está sendo investigado

Postado em 17/09/2018 11:34

 

Uma mulher de 40 anos morreu na última sexta-feira (14), na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24h), em Divinópolis. A mulher deu entrada na UPA na quinta-feira (13). A família disse ter encontrado carrapato no corpo da vítima. Em contato com a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, na manhã desta segunda-feira (17), esta confirmou o óbito e deu detalhes em relação a investigação do caso.

Segundo Janice, a mulher tinha um quadro de febre hemorrágica.  O caso dela foi notificado para a vigilância epidemiológica como suspeita de febre maculosa. A Semusa  a partir de agora, aguarda a análise laboratorial, considerando que existem várias outras doenças que provocam esse quadro de febre hemorrágica. “Foi aberto o processo de investigação como uma suspeita de febre maculosa. Se caso esta morte seja confirmada, neste ano de 2018, será o quarto caso de febre maculosa.  Ao todo em Divinópolis são 14 casos sendo investigados por suspeita de febre maculosa, destes 14 casos, 3 já foram confirmados, 6 descartados, e os demais estão ainda em investigação”, explicou Janice.

Vale ressaltar que a Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis e conforme Janice um estudo será realizado para 2019 em relação ao controle populacional das capivaras, animais que podem transmitir essa doença.  “Estamos em estado de alerta. Um estudo será feito para o próximo ano. Peço que as pessoas evitem locais onde há possibilidade dos carrapatos, como por exemplo campos, margens dos rios, sítios e fazendas”, disse.

Como proceder ao perceber o carrapato no corpo:

Percebeu o carrapato no corpo, retirar com a pinça. Não pode esmagar o carrapato, porque o carrapato quando contaminado com a bactéria e é esmagado; esta bactéria passa para a circulação sanguínea da pessoa. Qualquer sinal de febre, mal estar, procurar imediatamente o hospital. Vale ressaltar que a mulher que morreu na UPA demorou segundo Janice a procurar por atendimento. 

Sobre o tempo chuvoso- fator positivo:

A Diretora acrescentou que a chuva é um fator positivo, porque o carrapato não prolifera em lugar úmido. Embora, o tempo chuvoso é positivo, a Administração Municipal não está dependendo do tempo para que medidas sejam tomadas em prol da população de Divinópolis.

Ouça áudio completo de Janice Soares:

 

Sintomas de Febre maculosa

Os sintomas da febre maculosa são inespecíficos e podem ser muito parecidos com outras doenças. Os primeiros sintomas são:

Entre o segundo e quinto dia da doença é comum surgirem manchas vermelhas na pele. A erupção cutânea geralmente aparece inicialmente nos pulsos e tornozelos, podendo se espalhar para outras áreas como as palmas das mãos e as solas dos pés. No entanto, algumas pessoas que estão infectadas com a febre maculosa não desenvolvem uma erupção cutânea, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.

Nos casos graves, é comum a presença de:

 

 

RELEMBRE REPORTAGEM ANTERIOR:

.

Secretaria Estadual de Saúde confirma terceira morte por febre maculosa em Divinópolis

 

 

 

 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com