fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Espetáculo “Freud em Pessoa” acontece no Teatro Usina Gravatá em Divinópolis

Espetáculo “Freud em Pessoa” acontece no Teatro Usina Gravatá em Divinópolis

Freud em Pessoa é um Espetáculo que traz reflexões sobre a vida e obra de “Sigmund Freud”. O espetáculo será apresentado no dia 9 de junho em Divinópolis, no Tetaro Municipal Usina Gravatá.

Os ingressos já estão sendo vendidos antecipadamente na Boutique do Livro e na
Cirúrgica Divinópolis a preço popular de R$ 10,00. No espetáculo Freud discorre sobre suas teorias, seus êxitos, fracassos, a escolha pela medicina, a sexualidade humana, a descoberta do câncer e a eminência da morte.

O espetáculo tem grande importância para estudantes de psicologia, psicanalistas e profissionais da área ou mesmo para o público que quer entender algo sobre os transtornos da mente.

O ator Valério Peguini dá vida ao personagem em uma caracterização impressionante como Freud em seus 70 anos. Outro destaque no espetáculo é Heitor Júnior, espécie de alter-ego de Freud, em um jogo que divertido entre os dois atores. O co-produtor e assistente de direção Paulo Marotta, é também protagonista em outros espetáculos da Cia e acredita que “não há dúvidas de que a obra de Sigmund Freud (1856-1939) foi um referencial na história cultural do século XX”.

O diretor Neli Macaia, um dos nomes mais respeitados em sua arte, “ acredita que as ideias de Freud sobre a sexualidade, religião, a mente humana e a psicanálise influenciaram movimentos artísticos do surrealismo ao cinema, também foi um referencial para movimentos sociais tão importantes como o feminismo e para muitas correntes filosóficas.

Sua contribuição real à ciência, à psicologia e à neurobiologia, entretanto, é mais controversa”. O espetáculo conta com projeções audiovisuais criadas pela Reino Produções. O também ator Leopoldino Neto trabalha na envolvente trilha sonora do espetáculo, nas projeções atuando junto aos atores em sua técnica. Um trabalho de equipe que promete impressionar o público.

SOBRE FREUD

Freud nasceu no ano de 1856 em Freiberg (atual República Tcheca e na época Império Austríaco). Faleceu em 26 de setembro de 1939, aos 83 anos, na cidade de Londres (Inglaterra). A causa de sua morte foi câncer de laringe. Nascido em 6 de maio de 1856 na Áustria, o neurologista Sigmund Freud é considerado o “fundador” da psicanálise e foi responsável por popularizar o método de tratamento
psicológico através do diálogo entre paciente e médico, tão comum hoje em dia.

Muitas de suas teorias envolviam mecanismos da mente inconsciente, como a interpretação de sonhos, e dividiram os estudiosos da época, embora tenham contribuído para desenvolver técnicas terapêuticas baseadas principalmente na análise clínica. Formado em Medicina pela Universidade de Viena (Áustria) e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria a partir da qual começou tratar esses casos através da interpretação dos sonhos e também através do método da associação livre. Neste último caso, ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça. Com este método, Freud era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos”, ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si. Após desvendá-los, Freud os estimulava a colocarem esses sentimentos para fora. Desta forma, ele conseguiu curar muitas doenças e transtornos mentais.

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO:
Local: Teatro Municipal Usina Gravatá
Data e horário: 09/06 20h
Ingressos: R$ 10,00
Venda antecipada na Boutique do Livro e Cirúrgica Divinópolis