fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Escolas de Divinópolis precisam passar por inspeção sanitária antes de iniciar aulas presenciais

Escolas de Divinópolis precisam passar por inspeção sanitária antes de iniciar aulas presenciais

Image

Na manhã desta sexta-feira (25/09), a Prefeitura de Divinópolis realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre questões relacionadas a Onda Verde e reabertura das escolas no município.

Janice Soares, que é diretora de Vigilância em Saúde, na ocasião, explicou que as escolas de Divinópolis vão poder voltar com as aulas presenciais, esse retorno segundo ela será gradual, e paras aquelas escolas que retomarem atividades, estas, vão passar por inspeção sanitária por meio da Vigilância de Saúde.

“As escolas apresentarão um protocolo para a Vigilância, esse protocolo será analisado, se for preciso adequações no protocolo, a escola vai ser orientada, e somente se a escola estiver adequada, a escola volta com as atividades. Até hoje poucas escolas entregaram o protocolo. O pai também tem que autorizar o filho a ir presencialmente nas escolas, se o pai achar que não deve, o filho não vai e a escola deve oferecer o ensino remoto para esses alunos. Aquelas crianças que tem comorbidades, ou que teve contato com alguém que está com Covid 19, não podem retornar as escolas”, afirmou. 

Minas Consciente:

Ainda segundo Janice Soares,  Divinópolis permanece na Onda Verde, e por isso, há a sinalização do retorno as aulas com o laudo da Vigilância. “Estamos acompanhando os dados diariamente. Caso percebermos riscos, nós podemos voltar atrás, e suspender as aulas. Tudo será monitorado”, acrescentou.

Segundo o Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, a Secretaria não está obrigando as escolas abrirem, e sim fazendo a autorização. “As escolas que estiverem aptas e passarem pelos regulamentos da vigilância, estão autorizadas a abrirem, com no máximo 50 porcento da capacidade”, frisou.

Sobre as vans escolares:

O Secretário informou que as vans escolares obrigatoriamente tem que passar por higienização.

Cartão de Vacina em dia:

O Secretário ainda relatou que é obrigatório as escolas continuarem com as aulas remotas para aqueles alunos que os pais não deixarem voltar, e as crianças que voltarem de forma presencial devem apresentar o cartão de vacina em dia. 

Reunião com Polícia Militar e Ministério Público:

Houve uma reunião com a Polícia Militar e Ministério Público, para fiscalização de pessoas que estão reunindo, fazendo festas. Vale ressaltar que a Polícia poderá abordar e fazer o flagrante delito, isso vale para sítios, casas particulares.

Fiscalização nas Escolas:

Janice Soares relatou que a Vigilância de Saúde vai fiscalizar as escolas. “A ideia é que após a liberação, haverá visitas mensais e haverá o APP Divinópolis, para as denúncias”, informou.

Possíveis casos dentro das escolas:

Se houver casos dentro da escola, os pais terão que ficar atentos com o protocolo, porque no protocolo tem todas as recomendações, principalmente em relação aos sintomas da Covi 19, e se a criança testar positivo, vai ficar em isolamento. “Vamos seguir o protocolo para casos confirmados, tomaremos todas as medidas e monitoramento com alunos da turma, e professores”, finalizou.

Janice Soares

.

Amarildo Sousa