Escola Estadual Joaquim Nabuco promove gincana beneficente

Postado em 11/11/2016 15:03

Termina neste sábado (12), a Gincana da Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Centro de Divinópolis. A gincana é realizada há sete anos e possui duas propostas: a doação de alimentos para entidades de Divinópolis e estimular a interação entre os alunos da instituição. Participam da competição cinco equipes, que representam as regiões brasileiras. Estima-se que cerca de 1200 alunos (dos turnos da manhã e tarde) estejam envolvidos no projeto.

Tudo que é arrecadado, será doado neste sábado (12), no encerramento da gincana para 14 entidades do município. A ACCCOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas) ficará com 50% da arrecadação. Em 2015, 11,6 toneladas de alimentos foram arrecadados. Nesta edição, a expectativa é que pelo menos 7 toneladas sejam arrecadadas.

Em entrevista ao Sistema MPA, Vítor Meireles, da coordenação da gincana falou sobre os desafios para a organização das atividades. “Temos um tempo para organizar tudo e depois fazemos os jogos e assim, cada equipe vai acumulando pontos. Quem trouxer mais alimentos, ganha mais pontos para ganhar a gincana, que terá premiação no final. Recolhemos sucata e trocamos por mudas de árvores que serão doadas. São os dois turnos, da manhã e tarde, com 600 alunos cada”, explicou.

Já a estudante Laura Goulart falou sobre a primeira experiência como líder de equipe, e ressaltou a importância social do trabalho. “É difícil, dá trabalho, mas é um prazer, ver tudo que estamos recolhendo será doado para alguém, vai fazer bem para alguém e faz bem para a gente. É trabalhoso. Temos que organizar muita coisa, são jogos, mascote, brincadeiras, prova surpresa. É uma coisa muito legal de participar, a maioria dos alunos gosta”, disse.

O outro líder de equipe, Bruno Araújo citou outro desafio da gincana, que é estimular a interação entre os alunos de séries diferentes. “Como a Laura disse, é muito difícil. Somos líderes, mas temos que cuidar de mais de 100 alunos. Muitos ficam calados, tímidos e nosso serviço maior é fazer com que esses alunos conversem mais com os outros e liberem toda essa timidez, brinquem. Uma das mais importantes, é a ação solidária, que fazemos há sete anos. Por alegria estou há quatro anos. Neste sábado acontecerá a finalização da gincana. Saindo o resultado, decidindo qual das cinco equipe ganhou e estaremos entregando os alimentos para as 14 instituições que estaremos doando, principalmente a ACCCOM, que receberá a maior parte.”

Bruno, Laura e Vítor falaram sobre a organização e expectativa para o enceramento da gincana neste sábado (12), na E.E. Joaquim Nabuco. (Foto: Matheus Tavares/SMPA)

Bruno, Laura e Vítor falaram sobre a organização e expectativa para o enceramento da gincana neste sábado (12), na E.E. Joaquim Nabuco. (Foto: Matheus Tavares/SMPA)

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com