fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Em Divinópolis, cota básica do IPTU 2021 já pode ser solicitada por contribuintes

Em Divinópolis, cota básica do IPTU 2021 já pode ser solicitada por contribuintes

Image
Foto aérea Divinópolis

Foto aérea Divinópolis

Para solicitar a cota básica, contribuintes terão que realizar inscrição no Cadastro Único

Desde a última segunda-feira (1º) já está liberada a solicitação da cota básica do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano pelos contribuintes de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O interessado deve comparecer ao setor de Protocolo da Prefeitura até o dia 31 de julho, portando o número do Cadastro Único ativo (NIS), guia de imposto e documento de identidade.

Os critérios para a concessão da cota básica não sofreram mudanças, de acordo com a Administração Municipal. O contribuinte, porém, deverá realizar, previamente, a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

A Prefeitura informou que, o protocolo, a partir deste ano, deverá ser realizado presencialmente pelo titular, cônjuge, ascendente ou descendente de qualquer grau ou parentes colaterais de até 2°grau.

O contribuinte deverá ter um único imóvel, de até 150m², e residir nele. Moradores de imóveis alugados não têm direito ao benefício. Para os solteiros, conforme informou a Prefeitura, é indispensável possuir renda de até dois salários mínimos (R$ 2.200). Se casados, a renda total deverá ser de até três salários mínimos (R$ 3.300).

A cota básica de IPTU é um benefício social previsto na lei complementar n° 049 de 1998. Atualmente, em Divinópolis, são cerca de 14.320 imóveis beneficiados.