fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Eleições 2020: DEM divulga Carta Aberta aos Divinopolitanos

Eleições 2020: DEM divulga Carta Aberta aos Divinopolitanos

Image

 

O partido Democratas (DEM) em Divinópolis divulgou uma carta aberta aos divinopolitanos. No documento, aprovado na sexta-feira (21/08), durante uma prévia realizada pela sigla com o pré-candidato a prefeito Jaime Martins (DEM),  apoiadores, pré-candidatos a vereador, e a executiva municipal, foram apontadas as principais diretrizes, propostas e posturas que são esperadas para a disputa das eleições deste ano.

A legenda destaca, por exemplo, que “Divinópolis tem o desejo de ser representada por gente capaz de acessar recursos e construir soluções inovadoras para os velhos e já insuportáveis problemas”. O texto também é diz que “os cidadãos querem ter a certeza de que quem ocupar os espaço de decisão no Poder Público estará devidamente preparado para exercer a posição e entregar o seu melhor”.

Jaime Martins foi aclamado na prévia e irá para as convenções como pré-candidato a prefeito de Divinópolis pelo DEM

O documento, acatado na íntegra pelos presentes, termina com cobranças pontuais sobre transparência, cultura, educação e desenvolvimento econômico e social, tais como: “Uma cidade aberta a quem quer investir, gerar tecnologia, inovação, educação e desenvolvimento”, “um prefeito que trabalhe focado nos interesses maiores de Divinópolis, mas colocando sempre o cidadão, seus valores, sua cultura e sentimento de pertencimento em primeiro lugar” e “Temos o direito de ser informados da real situação econômica da nossa cidade. Saber o planejamento orçamentário e a sua real aplicação”.

Leia a carta: 

Carta Aberta aos Divinopolitanos,

Quem imaginava que 2020 iria se transformar em um ano tão surpreendente. Um ano tão cheio de barreiras, crises, problemas e desafios. Mas a história centenária de Divinópolis prova que o que nos move como divinopolitanos, nativos ou não, é a inquietude e a esperança. Temos esperança nessa cidade e fé nas pessoas que a construíram ao longo de décadas e décadas. Nosso povo trabalhador aprendeu desde cedo, que aqui ninguém faz nada sozinho.

Como instrumento da nossa sociedade, acreditamos que a política, por mais sofrida e cambaleante que esteja, é o caminho para transformar e reconstruir nossa cidade. Pensando no futuro da nossa cidade o Democratas (DEM) lança aqui uma Carta aos Divinopolitanos. Hoje, atendemos ao chamado das eleições que se aproximam, lançamos uma base de pontos fundamentais que, ao nosso olhar, são essenciais ao futuro chefe do executivo da nossa cidade. Divinópolis quer mais e merece mais. Por isso, apresentamos as seguintes diretrizes:

1) Não existem soluções milagrosas e instantâneas: o que precisamos e queremos é alguém com o compromisso e total dedicação para mudar o que não está dando certo. Acreditamos que é o primeiro passo para construirmos uma cidade mais moderna, inteligente e sustentável é uma gestão conectada com os interesses do povo.

2) Defesa dos anseios mais básicos: um prefeito que trabalhe focado nos interesses maiores de Divinópolis, mas colocando sempre o cidadão em primeiro lugar, garantindo que o nosso povo, especialmente os mais pobres e desassistidos, tenha sempre prioridade absoluta.

3) Infraestrutura, inovação e modernidade como norte: Divinópolis tem o desejo de ser representada por gente verdadeira, capaz de acessar recursos e construir soluções inovadoras para os velhos e já insuportáveis problemas. Gente que vê como prioridade a infraestrutura básica de bairros, o direito a transporte público de qualidade, água tratada e farta, e saneamento básico como direito urgente e fundamental. Uma cidade aberta a quem quer investir, gerar tecnologia, inovação e desenvolvimento.

4) Diálogo e respeito com entidades de classe e representantes populares: vivemos um tempo no qual faltam respeito e diálogo em todos os campos, mas principalmente na política. Enfrentar e vencer a crise que vivemos significa ouvir de perto as associações comunitárias, as representações de bairro, os líderes de associações, as entidades empresariais, o comércio, os geradores de emprego e renda (academias, promotores de eventos, comércios de bairro, empreendedores) e todos aqueles que são interessados no crescimento da cidade.

5) Gestão técnica, enxuta e de resultados: os mais modernos conceitos de administração pública tem que ter espaço em Divinópolis. Chega de oportunismo, arranjos e experimentações. Nós queremos que todos os cidadãos tenham a certeza de que quem ocupa espaço de decisão no Poder Público está devidamente preparado para exercer a posição e entregar o seu melhor. Enxugamento da máquina, valorização dos servidores e otimização de recursos e espaços são pautas necessárias e obrigatórias.

6) Uma cidade conectada, segura e humana: os divinopolitanos merecem resgatar sua autoestima e o sentimento de orgulho de ser de Divinópolis. E merecem também viver em uma cidade mais segura, mais iluminada, na qual todos voltem com tranquilidade para casa. Uma cidade mais inteligente e conectada, com ampla utilização de dados para tomada de decisões e
sistemas de vigilância integrados entre poder público e forças de segurança.

7) Saúde e educação como pilares: uma cidade polo que seja referência no atendimento à saúde em todos os seus níveis, do atendimento básico à alta complexidade. Uma cidade com mais infraestrutura educacional, que aposte no desenvolvimento integrado, permitindo que nossas crianças e jovens sonhem com um presente mais digno e um futuro melhor.

8) Transparência e contas em dia: Temos o direito de ser informados da real situação econômica da nossa cidade. Saber o planejamento orçamentário e a sua real aplicação. Queremos um prefeito que tenha visão, ouvidos para as demandas da sociedade e total organização e controle das contas públicas.

9) Cultura, Sociedade e Economia Criativa: Divinópolis precisa ser contemplada com programas, investimentos e suporte nas atividades de cultura, turismo, design, tecnologia e mídia, a chamada Economia Criativa. Nossa população, inspirada por nomes como GTO, Adélia Prado, Pedro X. Gontijo, tem o direito e oferta de acesso aos bens e meios culturais (nosso Teatro Usina Gravata não pode ficar ocioso).  A cultura, assim como, o turismo religioso que será promovido de maneira ecumênica com a Cruz de Todos os Povos” precisa ser vista como agente da mudança social e uma ferramenta para promover a cidadania e valorizar a diversidade. 

10) Esporte é saúde e qualidade de vida: É preciso revitalizar os espaços esportivos que foram abandonados e incentivar projetos e iniciativas de valorização e promoção da qualidade de vida. A revitalização das praças públicas e a recuperação de parques é essencial, assim como o incentivo aos jogos escolares, campeonatos regionais, de bairros e atividades ligadas ao cooperativismo e ações comunitárias. O prefeito precisa produzir coletivamente um contexto favorável à valorização dos atletas (profissionais ou amadores), dos clubes, promotores de saúde e associações locais.  

Tais pontuações e diretrizes não são suficientes aqui. Divinópolis é dinâmica e a participação de mais representantes numa formulação de práticas e condutas é a garantia de uma mudança real de comportamento. Acreditamos que o futuro é uma estrada aberta, mas precisamos dar com firmeza os primeiros passos e construir o agora.

Democratas
Agosto de 2020
Divinópolis