fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Domingos Sávio pede urgência ao Estado para abertura de novos leitos Covid 19 diante da calamidade da Saúde no Centro Oeste

Domingos Sávio pede urgência ao Estado para abertura de novos leitos Covid 19 diante da calamidade da Saúde no Centro Oeste

Image

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) se reuniu com o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC), para tratar do anúncio do governo estadual de investir R$ 3,6 milhões no Hospital Público Regional Divino Espírito Santo. O parlamentar também ouviu lideranças ligadas à área da saúde do município e da região Centro-Oeste de Minas, como o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis, Warlon Carlos; a Diretora Presidente da Fundação Geraldo Corrêa – Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães; e o secretário de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo e novamente colocou o mandato de deputado federal em favor de contribuir para o grave momento de saúde pública que enfrenta a região.

Diante das atualizações da Covid-19, com novos casos e mortes diárias em todo o Centro-Oeste perante a falta de leitos, Domingos Sávio oficiou o Estado a urgente necessidade de abertura de leitos dentro de poucas horas e, paralelo a isto, a organização do hospital de campanha a ser instalado no Hospital Público. “Solicitamos em caráter de urgência a abertura de novos leitos nos hospitais já existentes: Complexo de Saúde São João de Deus, o Hospital de Campanha Covid-19, UPA Padre Roberto, Hospital São Bento Menni e outros particulares que, por ventura, possam vir a construir o entendimento com SUS”, destacou o parlamentar.

Diante da pouca capacidade de ampliação dentre os locais existentes, Domingos Sávio reafirmou a importância do Hospital Regional no processo.

Sabemos que estes locais já estão com suas capacidades reduzidas, o que seria difícil de se conseguir ampliar um volume significativo de leitos. No entanto, o Hospital Público, que é um local que poderia receber um volume maior, precisa de tempo para ser preparado. Portanto, estamos pedindo que o governador Zema faça as duas ações em paralelo: abrir leitos onde for possível e fazer a reforma do hospital para que, dentro do prazo, possamos ter um número maior e mais significativo de leitos”, explicou o parlamentar.

No documento enviado ao secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti, o deputado relata que hoje, na Macrorregião Oeste, existem 60 pacientes precisando de um leito de CTI e outros 82 que aguardam leito de enfermaria pelo SUS.

Santo Antônio do Monte

Domingos Sávio destacou ainda que sempre buscou o fortalecimento da saúde pública em todo centro-oeste,  destinando recursos para os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas da região, o que contribui para que tenhamos unidades de saúde fortalecidas e preparadas para o tratamento das pessoas enfermas com Covid-19.

Neste momento tão difícil, quero enaltecer o trabalho de todas as pessoas que estão trabalhando na linha de frente da saúde. Quero destacar também que o nosso trabalho permanente de fortalecimento de todas as instituições de saúde está sendo importante neste processo. A exemplos dos leitos de CTI da Santa Casa de Santo Antônio do Monte, viabilizados e habilitados em tempo recorde, por meio de um trabalho nosso e do ex-prefeito Dinho do Brás. Estes leitos foram destinados, na última semana, como 100% de CTI de Covid-19, exclusivo para o tratamento da doença, além de novos 20 leitos de enfermaria, também exclusivos”.  

Parlamentar pede que adequação no Hospital Público Regional aconteça concomitantemente à viabilização nas unidades já existentes