fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Domingos Sávio cobra recursos mensais para custear maternidade de alto risco no Centro Oeste

Domingos Sávio cobra recursos mensais para custear maternidade de alto risco no Centro Oeste

Image
Domingos Savio PSDB 3973 votos

O deputado federal Domingos Sávio esteve em Brasília reivindicando do Ministério da Saúde o repasse de recursos financeiros para o custeio de serviços conveniados com os hospitais filantrópicos do estado. Um dos pedidos é a manutenção da maternidade de alto risco do Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis, que atende gestantes de 54 municípios da Região Ampliada de Saúde do Centro-Oeste de Minas Gerais.

O parlamentar destacou o trabalho já realizado pela habilitação da maternidade. Com isso, segundo Domingos Sávio, fica faltando apenas a transferência mensal dos recursos. “Os hospitais quando atendem determinados serviços, eles precisam estar habilitados no Ministério para receber o pagamento pelo SUS. Dessa vez, eu vim para continuar um trabalho que tenho defendido há algum tempo, que é a habilitação dos serviços, já conquistada, e um recurso para a maternidade de alto risco que deverá ser pago ao São João de Deus todos os meses. A boa notícia é que conseguimos avançar nessa conquista”, explicou.

Atualmente, o Complexo de Saúde São João de Deus já está habilitado e recebe recursos do Ministério da Saúde no complemento dos serviços de Alta Complexidade como, por exemplo, hemodiálise, hemodinâmica e oncologia, que é a área de tratamento do câncer.

Novo acelerador linear

Domingos Sávio também reforçou o pedido ao ministro da Saúde para a compra de mais um acelerador linear para o Hospital do Câncer. O aparelho é utilizado nas sessões de radioterapia. E, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, de 2019, apenas o Hospital São João de Deus possui o equipamento para o atendimento de todos os municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais. 

O pedido para a aquisição de um novo aparelho também já foi levado ao secretário de Estado de Saúde. Na oportunidade, o deputado destacou que o aparelho é imprescindível na maioria dos tratamentos oncológicos e que os serviços oferecidos pelo Hospital não poderiam ser interrompidos pela ausência de um novo equipamento.

Foto: Reprodução