fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis teve no fim de semana a tarde mais fria dos últimos 40 anos

Divinópolis teve no fim de semana a tarde mais fria dos últimos 40 anos

Image

A onda de frio chegou à cidade na última sexta-feira (21). A massa de ar polar derrubou as temperaturas em praticamente todo estado de Minas Gerais. Os recordes na temperatura máxima – aquela registrada durante a tarde – ocorreram em várias regiões. Um dia antes da massa de ar frio chegar, na quinta-feira, Divinópolis teve temperatura máxima de 32,7°C. Na sexta-feira, a máxima foi só de 25,4°C. E no sábado, a tarde mais fria em 40 anos.

De acordo com a estação climatológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros marcaram no último sábado, uma temperatura máxima de 15,7°C – de acordo com instituto, a tarde mais frio em 40 anos, desde quando começaram os registros em 1980. Antes disso, não há registros oficiais de medição de temperatura em Divinópolis.

Já a temperatura mínima no último sábado foi de 12,5°C. Segundo o Inmet, Divinópolis já registrou tardes com temperaturas mais amenas. Em 30/06/2004 a estação convencional registrou máxima de 17,1°C. No dia 26 de setembro de 2019 foi registrada uma temperatura máxima de 18,2.°C.

O recorde de 15,7°C foi na temperatura máxima. Divinópolis também já teve muitos dias de calor. Em 22 de outubro de 2015, a temperatura máxima na cidade chegou aos 38,4°C. O recorde de temperatura mínima, por enquanto, segue com o dia 18 de julho de 2000, quando a temperatura na cidade foi de 0,7°C. Em 2020, a manhã mais fria foi em 27 de maio, com mínima de 4,3°C.

A segunda começou fria, principalmente pela manhã. A estação do Inmet registrou mínima de 8,3°C e deve se manter assim até quarta-feira. A temperatura máxima subiu desde domingo, quando tivemos 20°C de máxima. Nesta segunda, a máxima foi de 22°C.

Mas ao longo da semana, o frio da manhã vai perdendo força e o calor e a baixa umidade vão prevalecer, principalmente no fim da tarde. Até na semana que vem, as máximas registradas em Divinópolis voltam pra casa dos 30°C.

A máxima no sábado foi de apenas 15,7°C. [Reprodução/Inmet]