Divinópolis se despede de José Alonso Dias - Portal MPA

Publicidade

Divinópolis se despede de José Alonso Dias

Postado em 20/08/2021 21:03

Familiares, amigos, funcionários, jornalistas, misses, políticos e empresários se despediram do fundador e ex-presidente do Estrela do Oeste Clube (EOC), José Alonso Dias. Respeitando os protocolos de segurança como álcool em gel, máscara e distanciamento, o velório foi realizado nesta sexta-feira (20/08), na Sede Urbana no Palácio de Esportes e Cultura, que leva seu nome. O sepultamento foi no Parque da Serra.

José Alonso morreu na manhã desta sexta-feira em Belo Horizonte. Há 10 dias estava internado no Hospital Felício Roxo na capital mineira para tratar de complicações no fígado.

Funcionário a 38 anos do Estrela, Antônio Paulino, afirma ter enorme gratidão por José Alonso. “Trabalhava em um sítio, ele me trouxe para o Estrela. Acompanhei toda a trajetória dele e só tenho somente agradecer o que ele fez por todos nós funcionários”, destacou.

Advertisement

A jornalista Valquíria Souza relembrou a contribuição de José Alonso para Divinópolis. “Quem convive com José Alonso Dias certamente já percebeu que ele é todo coração e não por acaso deixou seu nome bem marcado na história dessa Cidade do Divino. Grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres”, afirmou.

O ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, destacou o legado para a cidade. “Não há como contar a história de Divinópolis sem contar também a história de José Alonso. Elas estão fundidas, um amor verdadeiro e recíproco de um com o outro. A falta que ele fará para nossa cidade é tão grande quanto o legado que ele deixa”, disse.

O ex-deputado federal, Jaime Martins, afirmou que Zé Alonso foi um empresário de Divinópolis.  “Dono da concessionária Honda veículos, Ford veículos e Honda motos. Foi fundador do Estrela do Oeste Clube e idealizador de eventos importantes como o Miss aqui na cidade. Na última gestão municipal, ocupou o cargo de secretário de desenvolvimento econômico. Vá em paz, José Alonso. Sua passagem por esta vida está registrada na história de Divinópolis”, ressaltou.

Em mensagem numa rede social, a Miss Brasil 1999 e apresentadora do Terceiro Tempo da TV Band, Renata Fan, disse que perdeu o segundo pai. “Perdi um grande amigo, meu segundo pai. Um ser humano infinito. Quando estava no fim da faculdade de direito disse: pode ter a faculdade que você será uma grande comunicadora da TV. Não acreditei”, relembrou.

Também em mensagem, Débora Moura Lyra, Miss Brasil 2010, afirmou que José Alonso, acreditou no seu sonho. “O maior anjo da minha vida, meu ex-empresário, amigo e segundo pai. Aquele que acreditou no meu sonho de ser Miss Brasil e o tornou realidade”, disse.

Rayanne Morais, Miss Minas Gerais 2009, também enviou mensagem. “Me faltam palavras. O meu coração se rasga com sua partida. Graças a ele tudo foi possível”, afirmou.

O atual presidente do Estrela, Wander de Sousa, reconheceu José Alonso como um grande incentivo para o desenvolvimento da cidade. “Ajudou na construção da cidade com seus eventos, empreendimentos e o incentivo ao esporte. Daqui do Estrela foram revelados vários atletas em todas as modalidades. Divinópolis perdeu uma grande personalidade que gostava da cidade”, ressaltou.

 

Trajetória

Filho de Alonso da Cunha Dias e Castorina de Sousa Dias, nascido em Divinópolis, em junho de 1944. Grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres.  

Cursou direito, pós-graduado em Direito Público pela Fadom. Ainda menino, ele idealizou o Estrela do Oeste Clube, cuja placa de inauguração datada de 1954.

Transformou o Estrela em referência esportiva em Minas Gerais. Com uma estrutura de piscinas, semiolímpica e para lazer, academia, sala de dança, boate, quadras esportivas, sauna, ginásio poliesportivo, salão nobre para festas e área para lazer. Também modernizou o Centro Campestre, com estrutura para a prática da peteca, tênis, natação, futebol soçaite e salão, sinuca, tênis de mesa e espaço para realização de eventos sociais.

José Alonso deixa esposa Maria Luísa Carvalho Ferreira Dias. Tinham três filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias. Os netos Ana Luisa, Matheus e Bernardo Alonso. 

José Alonso Dias ficou conhecido nacionalmente como o Mago das Misses, e Divinópolis como a Fábrica de Misses. Realizou eventos e concursos importantes: Miss Minas Gerais, Miss Divinópolis, Miss Terra Minas Gerais e Miss Terra Brasil. Nomes como Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009 nas Filipinas) foram revelados por ele.

José Alonso Dias também foi secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de 2017 a 2020 no Governo do prefeito Galileu Machado.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade