fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis registra queda no saldo de criação de empregos

Divinópolis registra queda no saldo de criação de empregos

Image

O Monitoramento Econômico de Divinópolis realizado pelo Instituto Vitaltec, com base nos dados do Caged do mês de setembro e apresentado a CDL Divinópolis,  demonstrou queda na criação de novos postos de trabalho na cidade, com 2.802 admissões, 2.301 desligamentos e saldo 501 novas vagas.

Em relação ao mês de agosto com saldo positivo de 730 vagas na criação de novos postos de trabalho na cidade, setembro apresentou uma variação de -31%, resultado do aumento no número de desligamento e queda na contratação. Agosto contabilizou 2839 admissões e 2109 demissões.

Mesmo com a queda, setembro é o quinto mês consecutivo de saldo positivo na criação de empregos formais.

O estoque de trabalhadores em atividades formais na cidade alcançou o número de 56.602 pessoas em setembro contra 56.101 em agosto. O resultado demonstra o processo gradual de recuperação do mercado de trabalho do município. Desde janeiro apenas o mês de abril apresentou saldo negativo na geração de novos postos de trabalho na cidade e em doze meses apenas dois meses demonstraram saldo negativos.

Nos primeiros nove meses de 2021, os resultados também são positivos, pois a cidade gerou saldo acumulado de 3.198 postos de trabalho criados, resultante de 21.000 admissões e 17.802 demissões.

Analisando por setores de atividade econômica, apenas a construção não registrou saldo positivo em setembro. A indústria e os serviços contribuíram com (88%) da criação de novos postos de trabalho em setembro na cidade. Dentro da indústria, a indústria de transformação registrou crescimento e os subsetores de atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas impulsionaram o setor de serviços.

De setembro de 2020 até setembro 2021 a indústria gerou 1.427 novas vagas, tornando-se o segmento que mais contribuiu para a geração de empregos formais na cidade em um ano. Em segundo lugar ficaram os serviços com 1.322 vagas criadas, seguido pelo comércio 1.290, construção 305 e agropecuária -3.