fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Divinópolis: Guias do IPTU 2022 estarão disponíveis nesta terça-feira (01)

Divinópolis: Guias do IPTU 2022 estarão disponíveis nesta terça-feira (01)

Image

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), informa que, a partir desta terça-feira (01), estarão disponíveis as guias para pagamento do IPTU 2022, com o desconto de 10% – o maior dos últimos anos – sobre o imposto para pagamento em cota única.

Para obter o desconto as guias devem ser retiradas no site da Prefeitura (http://www.divinopolis.mg.gov.br) clicando no link “IPTU – retire aqui sua guia”. Não haverá atendimento presencial para a concessão deste benefício de 10%. O desconto incidirá somente sobre o IPTU, não alcançando as taxas lançadas na mesma guia.

A Prefeitura reforça que os canais de comunicação para eventuais dúvidas, são: telefone 3229-6528, que também possui serviço de WhatsApp, e o e-mail [email protected] . Para aqueles contribuintes que desejam pagar parcelado, a 1ª parcela deve ser paga até 20 de abril.

Do Reajuste 2022

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Decreto nº 14.813/22, reajustou o IPTU 2022, será corrigida em 10,42 %, correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-E) medido pelo IBGE, acumulada no período de janeiro a dezembro de 2021. O percentual de correção incidirá sobre o último valor atualizado.

Do Geoprocessamento

A prefeitura de Divinópolis, por meio da secretaria municipal de planejamento e políticas de mobilidade urbana (SEPLAM), já começou a enviar a notificação a proprietários de imóveis sobre atualização cadastral e lançamento tributário. A correspondência convida o contribuinte a corrigir a situação já para o exercício de 2022, baseado no geoprecessamento feito pela administração.

O geoprocessamento é o primeiro passo para correção da planta de valores do IPTU. Para fazer a revisão a prefeitura precisa enviar para câmara o projeto que estabelece novas alíquotas no imposto. Com isso haverá o aumento. Em entrevista ao Sistema MPA o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), disse que o projeto deve ser protocolado na câmara em 2022. Na entrevista abaixo Gleidson sugere que a arrecadação poderá dobrar de 30 para 60 milhões de reais “Não é aumento de IPTU, é simplesmente um reajuste que há mais 24 anos não tem” 

Todos os serviços de tributos podem ser realizados pelo site, com exceção de parcelamento de débitos que deve ser feito presencialmente. O atendimento presencial será realizado somente com agendamento, que deve ser feito pelo site (http://www.divinopolis.mg.gov.br ) ou pelo telefone 3229-6516, e acontecerá no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na avenida Getúlio Vargas nº 121 no Centro.