fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis fechou mês de fevereiro com 313 novas empresas

Previsão do tempo em Divinópolis indica calor de até 32ºC nesta terça (15)
Foto: Portal MPA

Previsão do tempo em Divinópolis indica calor de até 32ºC nesta terça (15)
Foto MPA

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semdes), informa que, a cidade fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 313 novas empresas constituídas. O monitoramento econômico foi apresentado à CDL Divinópolis, pelo Instituto Vitaltec, com base nos dados do Ministério da Economia.

No período foram constituídas 600 novas empresas, e 287 não se encontram mais em atividade, resultando num saldo positivo de 313. Após apresentar uma crescente no número de empresas constituídas em janeiro, em fevereiro nota se uma leve retração de 1,92%, porém o número de empresas que foram fechadas também caiu em relação ao mês de janeiro, aproximadamente 4.6%.

Nos dois primeiros meses do ano foram contabilizadas a abertura de 1.212 novas empresas e foram extintas 588, resultando num saldo acumulado de 624. O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 46 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é de 32 horas e em Divinópolis aproximadamente 24 horas.

Também deve-se destacar o bom desempenho na diminuição da burocracia para abertura de novos negócios em Divinópolis, uma vez que, em janeiro de 2021 eram necessárias 56 horas em média para a abertura de uma nova empresa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, ressalta sobre esse início positivo na geração de empresas. “Após um 2021 bastante positivo na geração de novos negócios em Divinópolis, observamos em 2022 que mantemos esta mesma perspectiva. Os resultados apontam que Divinópolis é uma cidade empreendedora e cidade atrativa a novos investimentos”, finalizou.