Divinópolis ainda conta com mais de 900 telefones públicos pelas ruas

Postado em 19/03/2015 17:14

Hoje quase não se vê os populares “orelhões” nas ruas. Andando pelas ruas fica difícil imaginar que Divinópolis ainda possui 924 telefones públicos instalados, ainda mais improvável é que eles sejam usados.

 

Para a maioria da população, o uso do orelhão é apenas uma lembrança de dias em que os celulares estavam distantes do orçamento doméstico. Com o crescimento a passos largos da telefonia móvel, os telefones públicos ficaram em segundo plano na paisagem urbana, encobertos, literalmente, por propagandas e pichações.

 

Geralmente instalados em vias e estabelecimentos públicos, os telefones já foram até alvos de vandalismo e, apesar da prática não ser muito comum, somente nos 2 primeiros meses de 2015 foram danificados em média 18% dos cerca de 78 milhões instalados em Minas Gerais. Em alguns casos, o desrespeito com este patrimônio é presenciado pelos próprios usuários. 

 

Hoje apenas 4% doa telefones públicos geram suficiente para pagar seu próprio custo de manutenção e 35% falam menos do que um minuto por dia. Na maioria dos casos só é usado em situações de urgência. 

 

Um dos principais responsáveis por essa desvalorização é o comércio de telefonia móvel, que se tornou o carro chefe de vendas nas empresas do setor. Ao contrário dos orelhões, o celular é um item cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Porém, mesmo diante deste cenário, ainda é possível encontrar os tradicional cartões para ligação na cidade.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com