Denúncia de mortes por bactéria leva Vigilância Sanitária ao setor de nefrologia do HSJD

Postado em 21/09/2019 7:58

Após denúncia recentemente de que duas pessoas, as quais faziam tratamento no setor de Nefrologia do Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis, morreram por causa de uma bactéria; e que aproximadamente seis pacientes estão internados em decorrência da bactéria; membros da Vigilância Sanitária estiveram no setor de Nefrologia para averiguar a situação e foram constatadas algumas irregularidades no local.

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação entrou em contato com a assessoria da Prefeitura, para saber quais são as irregularidades, mas até o momento a assessoria não se posicionou sobre o caso.

Já em contato com a assessoria do hospital, esta confirmou por meio de nota que a Vigilância Sanitária esteve na Unidade, mas que alguns pacientes encontram-se internados na instituição devido as complicações de sua Terapia Renal Substitutiva- Hemodiálise; e que as internações são frequentes nestes pacientes e nenhum óbito pode ser atribuído à bactéria, ou a Pirogenia que se refere à reação que é desencadeada pela presença de soluções contaminadas na corrente sanguínea.

Ainda segundo nota, a Vigilância Sanitária fez a vistoria nas dependências da hemodiálise e verificou que o setor está com todos processos assistenciais em conformidade com a resolução da diretoria colegiada número 11, que regulamenta o serviço de diálise.

Além disso, na nota consta que a Unidade de Nefrologia, tem recebido investimentos constantes com a compra de novos equipamentos para melhoria do serviço, segurança e conforto dos pacientes, seguindo criteriosamente a legislação vigente que rege os serviços da Nefrologia. A reportagem tenta contato com a Vigilância Sanitária e a qualquer momento mais detalhes desse caso. Abaixo a nota do HSJD na íntegra:

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com