fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Defesa Civil alerta para massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15)

Defesa Civil alerta para massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15)

Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A partir da segunda-feira (16/5), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos Estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

A figura 1 e 2 apresentam a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19/5, respectivamente.

Os tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira, onde as temperaturas deverão ser negativas.

A tendência é de condições favoráveis à formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05. As atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.

A figura 3 apresenta a tendência de risco de formação de geada para a manhã do dia 19/5.

Áreas em vermelho indicam previsão de risco de geada forte, amarelo indica risco de geada moderada e, em azul, áreas com previsão de geada fraca.