fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • COVID-19: Falta de leitos em Valadares faz com que pacientes sejam transferidos para Divinópolis

COVID-19: Falta de leitos em Valadares faz com que pacientes sejam transferidos para Divinópolis

Image
COVID 19 GRÁFICO

Divinópolis, no Centro Oeste de Minas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (14/12), já somam 3.017 casos confirmados de Covid 19, sendo 22.223 casos notificados. Em relação aos óbitos são 85 no município.

O que mais preocupa a Vigilância em Saúde da cidade, é que tem três hospitais que já não tem mais oferta de UTI’s. Para complicar ainda mais a situação, muitos pacientes estão vindo de fora para internação em Divinópolis, exemplo disso, é o caso de uma paciente de 57 anos, moradora de Ituêta, leste de Minas, foi transferida do município de Resplendor (próximo a Governador Valadares) para a cidade de Divinópolis, Centro Oeste de Minas, em estado de saúde grave por causa da suspeita de Covid 19.

O motivo da transferência da paciente é a falta de leitos UTI Covid 19 SUS, em Governador Valadares. Em Governador Valadares, o Boletim Epidemiológico COVID-19 expedido pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (14), registrou 31 casos confirmados de COVID-19 e uma morte. A Prefeitura afirmou “que o município está sob a governabilidade do Programa Minas Consciente e continua não medindo esforços para salvar vidas”.

Porém, a situação de Divinópolis, é a mesma, pois entre os leitos de UTI não Covid-19, pelo SUS já não se tem mais vagas. Os 30 leitos SUS estão ocupados, na rede privada apenas três leitos estão disponíveis. Já nos leitos exclusivos para a Covid-19, no setor infantil da rede particular, 100% de ocupação. Somando a oferta de todos hospitais da rede privada a ocupação é 70,97%, são apenas cinco vagas no São João de Deus.

São 101 pessoas internadas com quadro compatível a Covid-19, destes 43 estão pelo SUS. Já pacientes com outras doenças (Não Covid-19) são 65. O ritmo de contágio subiu para 1,15 e o isolamento social está em 34%.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saude/tres-hospitais-de-divinopolis-estao-com-lotacao-maxima-em-utis/