fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Conselho de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis aprova regimento interno e apresenta planejamento da secretaria

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis aprova regimento interno e apresenta planejamento da secretaria

Image

Foi realizada na manhã de hoje, (11/02), a primeira reunião de trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (Comdes), na sede da Fiemg – Regional Centro-Oeste e, devido aos protocolos de proteção contra a Covid-19, apenas os conselheiros titulares participaram presencialmente, sendo que os suplentes acompanharam de forma remota.

A pauta foi a aprovação do Regimento Interno e a apresentação do Planejamento de Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, feita pelo Secretário de Desenvolvimento do Município e Presidente do Comdes, Luiz Ângelo Coutinho Gonçalves.

O Plano de Desenvolvimento Divinópolis 2030, desenvolvido pelo Grupo Gestor e Sebrae que foi entregue ao prefeito, Gleidson Azevedo, serviu de referência para a confecção do planejamento apresentado. A visão de futuro esperada com o planejamento é que Divinópolis se mantenha como cidade polo da região, fornecendo inteligência e serviços de alta complexidade para as cadeias produtivas e que seja referência pela gestão pública fluida, digital e em favor da ambiência de negócios.

O planejamento apresenta um cronograma de ações estratégias para alguns temas-chaves para o desenvolvimento, como o aeroporto de Divinópolis, marcos regulatórios e de planejamento urbano, centro industrial, sala mineira do empreendedor, turismo e plano de recuperação de empregos. Dentre as ações apresentadas, algumas ganharam destaque para serem priorizadas, tais como parcerias público privadas, valorização de empresas locais, compras públicas, ecossistemas de inovação, regularização fundiária urbana, programa de microcrédito, implantação do selo de implantação regional, programa de incentivo à exportação, entre outros assuntos.

De acordo com Secretário, o diferencial do Comdes é ser um conselho que envolve toda sociedade, órgãos, entidades, poder público e sociedade civil organizada. “Dessa forma, deixa de ser um planejamento de governo pra ser um planejamento de cidade; esse é o principal ganho que o conselho traz, independente de qual gestão esteja conduzindo o município, temos uma direção com objetivo de alcançar e promover o desenvolvimento de Divinópolis”, afirmou Luiz Ângelo.

 O presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste e do Sinduscom-CO, Eduardo Soares, que também é vice-presidente do Comdes, destacou, dentre os temas mais importantes, a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, a conclusão dos trabalhos para aprovação de projetos digitais, a elaboração de um novo Código de Obras e a necessidade de estudar a Lei do Parcelamento do Solo, aliado às questões da destinação dos resíduos e lixo. “São questões que precisam ser priorizadas para alavancar o nosso desenvolvimento e atração de novos negócios”, finalizou.

 

Comdes

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdes) tem como finalidade conjugar esforços e manter estreita relação com a iniciativa privada e a sociedade organizada no sentido de implementar a Política de Desenvolvimento Econômico Sustentável do município.

Com um viés direcionado para o desenvolvimento e infraestrutura do município, o Comdes é dividido em três bancadas, sendo: a Bancada do Poder Público, a do Setor Produtivo e da Sociedade Civil, com membros que foram indicados pelo Prefeito, Legislativo Municipal, entidades de classe, universidades, empresários, trabalhadores, associações, dentre outras.

Vale ressaltar que pelas atividades exercidas no conselho, os seus membros, titulares e suplentes, não recebem qualquer tipo de remuneração, sendo seus serviços considerados de relevância pública para o município de Divinópolis