Confira escala de vencimento do IPVA 2022 e informações sobre Seguro Obrigatório e CRLV - Portal MPA

Publicidade

Confira escala de vencimento do IPVA 2022 e informações sobre Seguro Obrigatório e CRLV

Postado em 03/01/2022 17:38

Divulgada escala de vencimento do IPVA 2022 e informações sobre Seguro Obrigatório. Foto: PMD

 

Foi divulgada pelo Detran MG a escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. Ela terá início no dia 21 de março e termina em 31 de maio, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Minas Gerais, o prazo para pagamento do IPVA à vista com desconto de 3%, é de 21 a 25 de março, conforme o número final da placa. 

 

FINAIS DE PLACA

COTA ÚNICA/
1ª PARCELA

2ª PARCELA

3ª PARCELA

MARÇO

ABRIL

MAIO

1 e 2

21

25

25

3 e 4

22

26

26

5 e 6

23

27

27

7 e 8

24

28

30

9 e 0

25

29

31

 

 

Para consultar o valor do IPVA 2022, é importante que se tenha em mãos o número do Renavam do veículo e a consulta pode ser feita através deste link https://abre.ai/dHQH .

 

O pagamento do IPVA pode ser feito pelos seguintes meios:

  • Diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento (É necessário estar em posse do número do Renavam)
  • Guia de Arrecadação 
  • Acesse -> Bancos credenciados.
  • Em caso de dúvidas sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre em contato com a SEF por meio do atendimento Digital do canal Fale Com a AF. Para atendimento relacionado a veículos emplacados em Belo Horizonte e Contagem, clique aqui.

DPVAT

Em 2022, o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) não está cobrado.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2021 começa a ser exigido a partir desta segunda-feira (3) em Minas Gerais.

Por causa da pandemia, o governo do estado tinha ampliado a validade do CRLV de 2019 até 31 de dezembro deste ano e suspendido a obrigatoriedade do documento dos anos seguintes. No entanto, com o fim do período de vigência do estado de calamidade pública, o licenciamento anual volta a ser cobrado.

Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o documento poderá ser apresentado no formato impresso ou digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O porte do CRLV poderá ser dispensado, caso o agente de fiscalização tenha condições de consultar o sistema do Departamento para verificar se o veículo está licenciado.

Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2021 devem acessar o site www.detran.mg.gov.br para verificar se há débitos de IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.