fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Comportas de Cajuru serão abertas às 14h e população do bairro Candelária deixa suas casas

Comportas de Cajuru serão abertas às 14h e população do bairro Candelária deixa suas casas

Image

A Defesa Civil, faz um pedido urgente para os moradores da área ribeirinha da região do bairro Candelária para que saiam imediatamente de suas casas. Está é uma situação de extrema urgência. Estas famílias devem pegar somente o essencial: documentos, remédios, algumas roupas e sair imediatamente das casas. 

A Prefeitura de Divinópolis foi informada a pouco pela Cemig que será necessário abrir as comportas da Usina de Carmo de Cajuru, isso fará com que o nível do Rio Itapecerica aumente muito na região do Candelária. 

A Cemig informa que devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária na terça-feira), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s. 

Será feito um primeiro patamar de ampliação às 14h para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia.

As Defesas Civis municipais e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao Rio deixe suas casas.