fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Complexo de Saúde São João de Deus registra mais uma doação de múltiplos órgãos

Complexo de Saúde São João de Deus registra mais uma doação de múltiplos órgãos

A doação de órgãos é um ato de consciência e amor ao próximo. Todos os anos, centenas de vidas são salvas por meio desse gesto. E mais uma vez sendo referência no estado para a captação de órgãos para transplante, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD recebeu na tarde de ontem, 03 de agosto, uma equipe de cinco profissionais do MG Transplantes de Belo Horizonte, para a retirada de múltiplos órgãos.

Durante o processo que iniciou por volta das 15h, foram captados coração, fígado, rins, pâncreas e córneas, que seguiram para Belo Horizonte onde seriam realizados os transplantes. Além desta equipe também participaram do processo de retirada dos órgãos os médicos legistas e as equipes de enucleação, UTI Adulto e Bloco Cirúrgico do CSSJD.

De acordo com o Diretor Técnico e Médico Nefrologista do CSSJD, Dr. Eduardo Gomes Mattar, com este gesto, até sete pessoas poderão receber as doações e terem suas vidas renovadas. “Este trabalho só foi possível graças à consciência e capacidade de superação dos familiares do doador que no momento de perda optaram por ajudar a salvar outras vidas, contribuindo assim para a redução da fila de espera por transplantes que não pára de crescer em todo o país”.

De acordo com dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, somente neste ano de 2019 já foram retirados para doação 57 pares de córneas e 9 doações de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e pulmão).

Todo este resultado é fruto de um intenso trabalho de campanhas internas e externas realizada pela CIHDOTT do CSSJD. “Mantemos sempre os nossos profissionais da Comissão em constante atualização e interação com o MG Transplantes, sempre com o intuito de conscientizar a população sobra a importância da doação de órgãos”, destaca Dr. Eduardo Mattar. Veja fotos: