Publicidade

Complexo de Saúde São João de Deus completa 52 anos e celebra com modernização e inovação

Postado em 01/06/2020 11:28

O Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis completa 52 anos de conquistas, histórias e milhares de vidas salvas. Inaugurado em 1º junho de 1968, o Hospital São João de Deus foi planejado para atender a toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais com os equipamentos mais modernos e sofisticados daquela época.

Desde a sua fundação, a sustentabilidade foi um dos maiores desafios da história deste hospital. Passados 46 anos de existência, o até então Hospital São João de Deus viveu a pior crise de sua história, sem perspectivas de melhoras de sua estrutura e atendimento, sem credibilidade por parte da comunidade, de seus colaboradores e do Corpo Clínico, que viam uma instituição em total declínio, com empréstimos bancários com alta taxa de juros, grande redução no seu número de atendimentos, clínicas/especialidades, cirurgias e também de pessoal, com demissões justificadas pela redução de serviços.

A Intervenção Administrativa

Após intensos discursos e análises, o Ministério Público definiu pela contratação de uma empresa para proceder com a primeira intervenção consensual na unidade, em setembro de 2013, que tinha por principal objetivo manter abertas as portas do maior hospital da região assistencial do Centro-Oeste de Minas.

Passados três anos, com uma nova perspectiva desenhada para o São João de Deus, o Ministério Público sob coordenação do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Dr. Gilmar de Assis, e com o apoio de diversos agentes públicos nomeou uma Comissão Interventora com representantes das esferas municipais, regionais, estaduais e federais que optaram pela contratação de uma nova gestão, para que pudesse promover o soerguimento da instituição. Com a nova gestão, somada à equipe de profissionais capacitados, passados quase quatro anos, o cenário institucional mudou significativamente. O São João de Deus cresceu. Estes são alguns dos resultados alcançados ao longo da gestão:

• A parceria com a União, Estado e Município, agora engajados no processo de soerguimento do hospital e aumento considerável da assistência nos 53 municípios da Região Ampliada de Saúde do Oeste de Minas Gerais;

• Ampliação do número de leitos hospitalares;

• A abertura da Unidade de Urgência e Emergência – UUE (Sala Vermelha) e reforma do Pronto Atendimento e Ambulatório;

• Abertura de uma nova Maternidade para a Saúde Suplementar e reforma parcial da estrutura da Maternidade SUS;

• Revitalização do Bloco Cirúrgico;

• Inauguração da nova UTI NeoPediátrica;

• Inauguração da Unidade Interligada do Cartório de Registro Civil;

• Abertura de uma nova e moderna Clínica de Oncologia voltada à Saúde Suplementar;

• Abertura da Clínica de Consultórios no Centro de Divinópolis, facilitando assim ainda mais o acesso de toda a população aos nossos renomados Médicos;

• Restabelecimento de parcerias e a credibilidade com os poderes legislativos, executivos e judiciários, corpo clínico, colaboradores, parceiros, fornecedores e sindicato patronal;

• Renovação do parque tecnológico com aquisição de novos equipamentos para ampliação e melhoria do atendimento e segurança do paciente;

• Reabertura de especialidades que estavam sem atendimento como é o caso da Pediatria;

• Pagamento em dia dos honorários médicos e dos colaboradores;

• Cumprimento das obrigações trabalhistas e impostos em geral;

• Reforma/melhoria na estrutura física hospitalar;

• Resgate da valorização profissional credibilidade junto à sociedade, colaboradores e Corpo Clínico;

O atual momento e as perspectivas

Além de todas as evoluções com a nova gestão, apesar do atual cenário de crise mundial com a chegada da COVID-19, o Complexo de Saúde São João de Deus se mantém atuante e preparado para receber todos os casos, por meio de parcerias com operadoras de saúde e município, contando sempre com o apoio de empresas e da comunidade, que tem contribuído cada vez mais com a nossa instituição.

Atualmente o nosso Complexo de Saúde possui diversos projetos a serem executados e em curso, que irão ampliar ainda mais os atendimentos, gerando mais receita financeira para que possamos cumprir com as reformas e melhorias que são necessárias.

Assessoria HSJD

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!