Como descansar a carne e deixá-la suculenta? Churrasqueiro divinopolitano esclarece dúvidas

Postado em 05/10/2018 15:50

Por Vitor Castro

Descansar a carne nada mais é que deixá-la em repouso de um a dois minutos após tirá-la da brasa ou da chapa, e somente após esse curto prazo fatiá-la para servir. Em torno de um minuto para cortes com espessura abaixo de um dedo e meio, e dois para cortes acima de um dedo e meio.

A Importância de Descansar a Carne

Um dos fatores predominantes numa carne bem grelhada é conseguir manter a suculência evitando o ressecamento da mesma. Usando essa técnica fica mais fácil preparar e servir um bom churrasco.

Tenho certeza que quase todo mundo já fatia o steak logo que o tira da grelha e consequentemente percebe-se a perda de quase todo o suco da carne, e isso é um pecado. Quando perdeu-se o suco da carne, perdeu-se a suculência.

E fique tranquilo, esse suco não é sangue! O sangue foi todo escorrido no abate do animal e na desossa da carcaça. O líquido que vemos na carne vermelha nada mais é que água com mioglobina, que é a proteína que dá a coloração avermelhada à carne.

O descanso da carne pós grelhada ajuda a reter esse líquido “sagrado”. Isso acontece pois enquanto a carne está em contato com o calor o líquido fica agitado, e se permitirmos o descanso, permitiremos que o suco volte a se espalhar pelas fibras da carne. Assim, é possível obtermos uma carne mais suculenta, até mesmo pra galera do “bem passado”.

Todas essas orientações são dadas pessoalmente e com exemplos práticos para quem visita a Divino Boi, loja pioneira em Divinópolis e que mescla os conceitos de churrascaria, bar e açougue.

 

Como descansar a carne e deixá-la suculenta? Churrasqueiro divinopolitano esclarece dúvidas

Vitor Castro é o principal especialista em carnes nobres em Divinópolis.

 

Vitor Castro, 24 anos, é especialista em churrasco na casa de carnes Divino Boi. Loja especializada em vendas de carnes nobres e todo artefato para churrasco.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Real Time Web Analytics