fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Comitê de combate a Covid 19 apresenta Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco

Comitê de combate a Covid 19 apresenta Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco

Image

A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Vigilância em Saúde, realizaram na manhã desta sexta-feira (19/06), uma coletiva de imprensa para apresentar a Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco, de Divinópolis.

Durante entrevista, o comitê apresentou as novas regras de decreto que permite abertura de lanchonetes, bares e igrejas no município. A partir de agora, os restaurantes poderão funcionar todos os dias no horário de 8h às 15h. As lanchonetes, pizzarias e bares funcionarão de 18h às 23h. Todos também devem disponibilizar cardápio online e álcool em gel, manter distanciamento de 2 metros entre os clientes, aferir temperatura e não vender bebidas alcoólicas. 

Sobre as Igrejas:

Ficam autorizadas as celebrações coletivas de forma presencial, cumprindo as normas, ou seja, realização apensas de sexta a domingo, uso de álcool em gel nas entradas e em pontos estratégicos dos templos, distanciamento de 2 metros entre os fiéis, garantia de ocupação máxima de 100 pessoas, dentre outras medidas.

Monitoramento de casos:

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), monitora os casos e a taxa de ocupação por meio de uma matriz, o documento contem 14 páginas e traz informações sobre exposição do vírus, ameaça e vulnerabilidade. Nesse momento, Divinópolis, está classificado como risco moderado, o que permite a reabertura dos setores comerciais. 

Como a maioria das avaliações de risco de eventos agudos de saúde pública é qualitativa, as categorias usadas na matriz não se baseiam em valores numéricos, mas, em definições de probabilidade e principalmente de consequências.

Após, avaliação das condições de ameaça e vulnerabilidade, um nível de risco deve ser atribuído para que haja alguma mudança. As informações sempre serão passadas pelo Comitê de enfrentamento a Covid 19. Mais detalhes da Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco, no Jornal Candidés, às 19h, canal 13.