fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Coleta de lixo segue normal, a coleta seletiva foi suspensa

Coleta de lixo segue normal, a coleta seletiva foi suspensa

Image

A Prefeitura informa a paralisação dos serviços de coleta seletiva, triagem de resíduos e compostagem, por tempo indeterminado. A decisão segue uma normativa da Agência Nacional de Saneamento e Engenharia Ambiental, que começa a valer a partir desta quarta-feira (25/03).

A medida visa proteger a integridade física dos catadores que mantêm contato direto com materiais recicláveis, como papel, plástico, vidros e metais. A maior parte dos funcionários que integram o setor pertencem ao grupo de risco,e por isso, o isolamento domiciliar torna-se fundamental.

A suspensão do serviço permanece enquanto houver risco de contaminação, e neste caso, não irá afetar o recolhimento convencional do lixo doméstico em residências e comércios. Os dias e horários já estabelecidos em todas as regiões da cidade permanecem os mesmos, mas como consequência, é necessário a conscientização da população durante os descartes.

Medidas de prevenção

A Gerente de Manutenção Urbana, Marina Cândida, comentou a importante contribuição dos divinopolitanos neste momento. “As pessoas precisam manter os cuidados durante o descarte, para diminuir o risco de transmissão aos funcionários que farão o recolhimento dos materiais, e também, os responsáveis pelo aterramento”, ressaltou.

Em locais onde há presença de pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, os resíduos devem ser acoplados em sacos duplos, bem fechados, e com no máximo, 2/3 (dois terços) preenchidos de sua capacidade total de armazenamento, evitando um possível rompimento.É importante observar se não há algum tipo de perfuração nas embalagens.

Já os materiais cortantes ou pontiagudos, devem ser embalados em caixas de papelão resistentes ou em outro invólucro que evite acidentes.