fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • CIS-URG Oeste vai administrar aeronaves do Suporte Aéreo Avançado do Governo de Minas

CIS-URG Oeste vai administrar aeronaves do Suporte Aéreo Avançado do Governo de Minas

Image
CIS-URG Oeste dá início a administração de aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais neste domingo. Foto: Divulgação

CIS-URG Oeste dá início a administração de aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais neste domingo. Foto: Divulgação

A convite do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a partir deste domingo, dia 26 de dezembro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), passa a administrar e regular a aeronave de asa fixa, Arcanjo 09, do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) do Governo de Minas Gerais. Com isso, equipes compostas por médicos e enfermeiros do SAMU Oeste estarão de plantão no hangar do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA/MG), que fica no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de prontidão para atuarem em transferências de pacientes atendendo a macrorregião de saúde leste e centro-oeste de Minas Gerais.

“Vimos esse convite do governo para assumirmos as aeronaves do SAAV, como uma forma de reconhecimento da capacidade de gestão do CIS-URG. A ideia foi repassada e aprovada pelos conselhos do Consórcio. Damos início ao serviço atuando com esta aeronave asa fixa. Em fevereiro, assumiremos a regulação do helicóptero que faz o pré-hospitalar. Ele ainda estará no hangar na Pampulha, mas a meta é trazermos uma unidade de suporte aéreo para Divinópolis. Até já estamos em negociação com a prefeitura”, comenta o secretário Executivo do CIS-URG, José Marcio Zanardi.

“Unir para Salvar. A ideia é que o CIS-URG seja responsável pelo empenho das aeronaves e plantões dos médicos e enfermeiros para tripulação. A parte de manutenção, custeio e disponibilização de pilotos fica por conta do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (BOA). Com isso teremos mais agilidade na decisão de empenho ou não das aeronaves, um ganho assistencial gigantesco para as regiões que serão atendidas”, destaca Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do CIS-URG Oeste.

“Para o início da atuação neste domingo, e para a escala do mês de janeiro, fizemos contratação emergencial de médicos e enfermeiros, mas um processo seletivo específico para esses cargos está em andamento. O resultado sai na próxima semana, já com treinamento previsto para ser realizado de 10 a 14 de janeiro e homologação dia 21”, finaliza José Marcio.