fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cirurgia realizada no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis é pioneira na região

Cirurgia realizada no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis é pioneira na região

Image
hospital santa lúcia

Na tarde de quinta-feira (10/09), no Hospital Santa Lúcia, em Divinópolis, foi realizada a primeira cirurgia de Endoprótese customizada da região. O cirurgião cardiovascular Antônio Carlos Mansur, e sua equipe, realizaram a cirurgia em um paciente portador de Hipertensão Arterial grave.

O procedimento de correção de Aneurisma Dissecante da Aorta ocorreu com sucesso. A correção com Implante de Endoprótese vai proteger a aorta da ruptura que o paciente sofreu, devido a essa síndrome secundária a hipertensão.
Cerca de 20% das pessoas que têm dissecção aórtica morrem antes de chegarem ao hospital. Sem tratamento, a taxa de óbito é alta nas primeiras duas semanas e varia, dependendo da localização da dissecção. Se forem tratados, 70% dos portadores de dissecções da primeira parte da aorta e 90% daqueles cuja dissecção afeta as partes mais distantes do coração sobrevivem e recebem alta hospitalar.

O procedimento foi realizado na Cardiomix serviço de Hemodinâmica do hospital Santa Lúcia, com uso de radioscopia. O mesmo usado para exames como cateterismo e angioplastia. A equipe formada pelo cirurgião cardiovascular Antônio Carlos Mansur, o doutor Nilo Mandeli e equipe utilizaram uma Endoprótese desenhada sob medida para a anatomia do paciente, propiciando uma correção adequada do Aneurisma. A equipe finalizou os procedimentos em menos de duas horas de cirurgia, sem nenhuma complicação e a expectativa é que o paciente ganhe alta ainda essa semana.

Esse caso é um exemplo da força que Divinópolis vem desenvolvendo no ramo da medicina, beneficiando não só a população da cidade mas de toda a região vizinha, se consolidando como referência em procedimentos médicos e tecnológicos no interior de Minas Gerais.