fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Cinco projetos são aprovados e veto é derrubado pelos vereadores de Divinópolis nesta quinta-feira (11)

Cinco projetos são aprovados e veto é derrubado pelos vereadores de Divinópolis nesta quinta-feira (11)

Image

 

Cinco Projetos de Lei foram lidos em bloco e colocados em discussão no plenário, durante 70ª Reunião Ordinária, da Câmara Municipal de Divinópolis. Os projetos versavam sobre denominação de rua. Um Veto do Executivo foi incluído na Ordem do Dia.

A partir da aprovação do Projeto, a “Estrada Municipal DVL 050”, que liga Divinópolis a Cláudio, passando pela Comunidade de Buritis, neste Município, passará a se chamar “Maria Lúcia Gregório”. A matéria é de autoria do vereador Edsom Sousa, que destacou que Maria Lúcia Gregório era uma pessoa caridosa, simples e muito trabalhadeira. Considerada por todos uma figura importante para as pessoas que habitavam aquela comunidade carente.

Também foi aprovado o PL, também de autoria do vereador Edsom Souza, o CM-153/2021, que denomina Estrada Municipal Totonho Carvalho, a Estrada Municipal DVL 080 e DVL 240, que liga Divinópolis a Comunidade de Amadeu Lacerda, em Divinópolis. Totonho foi Vereador por 4 legislaturas, Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis por 7 anos consecutivos e Secretário do Prefeito Dr. Sebastião Gomes Guimarães por 2 anos (1967-1968).

Os vereadores aprovaram ainda, por unanimidade, dois projetos de autoria do vereador Rodyson do Zé Milton. O primeiro, CM-178/2021, denomina “Nairo da Silva”, a “Rua 10”, no Bairro Progresso, e o segundo CM-179/2021, denomina “Jesus Gonçalves de Silqueira” a Praça “Três”, no Bairro Progresso, ambos neste Município. A família de Jesus esteve no plenário e aplaudiu a aprovação da matéria que eterniza o nome de Jesus.

A última denominação foi para Rua “Dez”, localizada no Bairro Prolongamento Eldorado, por meio do Projeto de Lei CM-191/2021, de autoria do vereador Ney Burguer. A homenagem eterniza o nome de “Luiz Mariano da Silva”, que, de acordo com Ney, com de acordo com Ney, contribuiu para o progresso da cidade de Divinópolis, fosse transportando cargas ou pessoas, mas sempre engajado na prestação de um serviço de qualidade. Em 18 de setembro de 2020, aos 74 anos, faleceu vítima da COVID-19, e hoje merece essa homenagem.

Ao final, os vereadores incluíram na Ordem do Dia o Veto Total Nº EM-010/2021, do Executivo, à Proposição de Lei Nº CM-170/2021, que altera dispositivos da Lei nº 2.418. O Projeto de Lei visava aprimorar a legislação municipal que estabelece normas para o uso e ocupação do solo, de autoria do vereador Rodrigo Kaboja. Os vereadores derrubaram o Veto e a proposição segue para sanção da lei.