fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Centro de Triagem acolhe 100 pessoas em situação de rua

Centro de Triagem acolhe 100 pessoas em situação de rua

Image

A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Comitê Gestor da Política Municipal Sobre Drogas, a cada dia consegue ajudar mais pessoas em situação de rua, através do Centro de Triagem. As atividades foram iniciadas no dia 08/07.

No total, foram acolhidas 100 pessoas até esta sexta-feira (27/11). No momento que aceitam a assistência oferecida são direcionadas ao Centro de Triagem, localizado no Poliesportivo do bairro Niterói, as pessoas têm direito a banho, roupas limpas e kit de assistência social, além de dormir no local.

No dia seguinte, os acolhidos são atendidos por uma equipe médica que faz uma avaliação e exames de coronavírus e doenças sexualmente transmissíveis e são encaminhados para comunidades terapêuticas.

Destas cem pessoas, 53 foram encaminhadas para comunidades terapêuticas e outras cinco foram transferidas para as suas respectivas cidades natais.

Em relação ao voluntariado, 181 pessoas foram cadastradas para serem voluntários para as equipes de abordagem noturna. Destas, 85 foram selecionadas para auxiliar as ações. O Centro de Triagem conta com seis monitores, revezando entre turnos e dez servidores públicos, que auxiliam no processo de amparo.

O projeto do Centro de Triagem nasceu no Comitê Gestor da Política Municipal Sobre Drogas, que conta com várias secretarias da Administração Municipal, como Saúde, Governo, Assistência Social e de Esportes e Juventude. Também faz parte do comitê o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), instituições e a sociedade civil.

A Diretora sobre Drogas e Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, Luciana Capanema, comenta sobre o retorno positivo das ações. “Sem dúvidas, estamos muito felizes com a quantidade de pessoas em situação de rua que foram amparadas pelas equipes. Gostaríamos de agradecer também todos que nos ajudaram nessa missão árdua”, finaliza Luciana.