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Cemig orienta clientes nesse período de pandemia

Postado em 06/04/2020 9:20

Diante da situação delicada que a sociedade brasileira está vivendo com a pandemia de coronavírus, a Cemig recomenda que seus clientes se cadastrem para receber a fatura por e-mail, garantindo o recebimento da conta sem riscos de contaminação, de extravio ou de perda de prazo para pagamento.

Outra alternativa para eliminar a preocupação com a data de vencimento da conta de energia, é o débito automático. O cliente pode realizar o cadastro para débito em seu banco de preferência (por meio de aplicativos, terminais de autoatendimento ou agências), utilizando o código disponível na própria fatura.

O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander e Itaú podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig. “Na hora de efetuar o pagamento, a orientação é que os clientes utilizem preferencialmente os canais bancários digitais para quitação ou se cadastrarem para pagamento via débito automático”, explica o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Fazzi Cancian.

Além de eliminar o risco decorrente do acúmulo de dívidas em tempos de tantas incertezas, quem mantém as contas em dia ajuda a proteger a sociedade de desequilíbrios no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica, dado que os custos para levar a energia até cada cliente são altos. Para entender o cenário, é preciso lembrar que, em virtude da pandemia, a maior parte do comércio e um significativo números de indústrias estão de portas fechadas, o que resulta em menor consumo de energia e redução da receita das distribuidoras de energia. O consumo residencial aumentou, mas não compensa as perdas do setor produtivo.

População de baixa renda pode parcelar suas contas até maio em até 6 meses sem juros:

Mesmo no caso dos clientes residenciais, por iniciativa da própria Cemig e do governo de Minas Gerais, a população de baixa renda pode, até maio, parcelar suas contas em até 6 meses sem juros, além de ficar protegida de cortes nesse período. As mesmas regras valem para as faturas vencidas nos meses de março, abril e maio/2020 de hospitais públicos e filantrópicos e as microempresas de alguns setores. Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovada na semana passada, vedou cortes de energia para todas as residências urbanas e rurais, e atividades consideradas essenciais.

“É muito importante que nossos clientes mantenham-se em dia com os pagamentos das contas, para evitar seu endividamento e contribuir com a estabilidade na prestação dos serviços para toda sociedade. A adimplência por parte dos clientes garante a eficiência e equilíbrio de todos Sistema Interligado Nacional de Energia, sem risco de descontinuidade da prestação do serviço e garantia de segurança para a população.”, complementa Wellington Cancian. 

No caso de Minas Gerais, apenas 22,4% do valor cobrado na tarifa ficam na Cemig Distribuição e servem para custear os investimentos em expansão, bem como os custos da empresa. Os 77,6% restantes são destinados a encargos setoriais (12,8%), tributos repassados aos governos federal e estadual (30,4%), energia comprada (28,7%) e encargos de transmissão (5,7%).

Atenção:
É importante lembrar que, mesmo sem ter a luz cortada, as faturas continuarão sendo geradas. O débito, mesmo com a possibilidade de ser parcelado até junho próximo, não será anistiado. Cancian salienta que a melhor opção, para quem puder, é manter as faturas em dia para não ter que pagar um valor acumulado depois.

Para efetuar pagamento da conta de energia, o cliente pode buscar a segunda via da conta com o código de barras para pagamento, por meio do aplicativo Cemig Atende, disponível para tablets e smartphones  no Google Play ou Apple Store. Atualmente o aplicativo conta com mais de 15 serviços. A segunda via ainda pode ser obtida na Agência Virtual, pelo endereço atende.cemig.com.br, sendo necessário apenas realizar o cadastro para utilizar os serviços.

Para solicitar a religação junto à Cemig, é necessário quitar todos os débitos vencidos da unidade consumidora. Após a quitação, a religação pode ser solicitada pelo aplicativo Cemig Atende ou pela Agência Virtual no site da Cemig.

 

 

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