fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Câmara Municipal de Divinópolis sedia Seminário Étnico, Racial e Educacional Consciência Negra

Câmara Municipal de Divinópolis sedia Seminário Étnico, Racial e Educacional Consciência Negra

Image
FOTO: Comunicação CMD

Dentro das atividades abraçadas pela Câmara Municipal de Divinópolis no Mês da Consciência Negra, foi realizada na manhã de hoje (20), em parceria com o Movimento Negro Unificado de Divinópolis (Mundi), o Seminário Étnico, Racial e Educacional Consciência Negra. Durante toda a parte da manhã, autoridades municipais, representantes de grupos sociais, educadores, alunos, professores e participantes discorreram sobre o Dia da Consciência Negra (celebrado hoje) e a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Apresentações artísticas, debates e exposição de trabalhos realizados na rede de ensino também fizeram parte da programação.

Temas como racismo, empregabilidade, educação e a importância de políticas públicas voltadas para a população negra também foram abordados. “É fundamental contarmos a história, a ancestralidade da população negra e hoje aqui na Câmara, por meio desse Seminário, temos um debate profundo e adequado sobre esse tema.É um sentimento de felicidade e união que me emociona”, frisou a coordenadora do Departamento de Políticas Sociais do Sind-UTE em Divinópolis, Maria Catarina Laborê, que também destacou a aprovação Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. 

Para a vereadora Janete Aparecida (PSD), presidente da Comissão de Igualdade Racial da Câmara, é fundamental debater e discutir a consciência negra todos os dias. ” Não é só em novembro. Ela tem que ser debatida todo dia e por todos nós. Infelizmente, o racismo acontece todos os dias e é uma pauta a ser enfrentada por todos nós”, afirmou. 

Em entrevista, o vereador Renato Ferreira (PSDB), destacou a união e o trabalho social e humano desenvolvido em Divinópolis pelos grupos e movimentos de valorização da cultura afrodescendente ” Esse evento de hoje é uma celebração, um momento de mostrar toda a riqueza e valor do negro em nossa sociedade. Também é momento de debate, reflexão e ação em prol de uma sociedade mais justa, igualitária, sem racismo, sem preconceito e valores que não podem, em hipótese alguma, ser tolerados”, declarou.

 Comenda Consciência Negra 

Na noite de ontem (19.nov.2019), a Câmara Municipal de Divinópolis realizou a Sessão Solene de entrega da Comenda Consciência Negra 2019. O evento teve inicio às 19h, e, ao todo, foram concedidas 17 honrarias, por meio da indicação dos vereadores e Comissão da Igualdade Racial. ” Os homenageados foram escolhidos após um trabalho de avaliação de ações em prol da justiça e promoção da Igualdade Racial e o Poder Legislativo marcou presença nesse debate tão importante em nossa sociedade. O nosso desejo é que todos os homenageados e homenageadas façam desta honraria um baluarte de luta pelo respeito, igualdade e valorização da população negra”, discursou o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD)