fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Aulas presenciais na rede municipal começam na próxima segunda-feira (07); veja o protocolo sanitário

Aulas presenciais na rede municipal começam na próxima segunda-feira (07); veja o protocolo sanitário

Image
Foto: PMD

Foto: PMD

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lembra aos pais que, as aulas da rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira (7/2), de forma presencial, e sem atendimento remoto.

Covid-19: 
Para esta volta às aulas em segurança, as unidades escolares seguem protocolo de prevenção à disseminação e contágio pela covid-19, aprovado pela Vigilância em Saúde. A Semed destaca que os profissionais da rede estão treinados nestes cuidados e prontos para receber as crianças e estudantes. O mesmo vale para a merenda escolar, desde a preparação para a hora de merendar e para a higienização e sanitização dos espaços.

Adaptação na Educação Infantil: 
O período de adaptação das crianças na educação infantil é o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência e/ou com a nova professora e colegas. É uma fase de transição que representa para a criança muito mais que “ir para a escola”. É um mundo de emoções, descobertas, cuidados e expectativas. Esse período deve ser vivenciado de forma leve e espontânea, porém com cuidado e atenção, pois cada criança possui um ritmo e necessidades diferentes. 

Para as crianças que necessitam de um período de adaptação, como as crianças de 2 anos e as que estão frequentando a escola/CMEI pela primeira vez, é necessário um planejamento do tempo em que elas ficarão na unidade escolar. A ampliação gradativa do horário pode contribuir com a familiarização da criança no ambiente, além de sua segurança. As unidades que atendem educação infantil, estão preparadas para receber as crianças e orientar seus familiares.

Uso obrigatório de máscaras: 
A Semed lembra que, cada criança e estudante deve levar uma máscara limpa além da que estiver usando, para trocar após a merenda. É recomendado também que cada um leve sua garrafinha, de uso individual.

Lanche: Algumas unidades escolares permitem, em seu regimento, que as crianças e estudantes levem lanche para a hora da merenda, porém, não é permitido que este lanche dependa de refrigeração e sua lancheira deve permanecer consigo até o momento do consumo, de acordo com as orientações do protocolo sanitário. Deve-se ainda observar quais são os alimentos permitidos ou proibidos para consumo nas unidades escolares (Resolução CAISANS/SEPLAG/2018). Os pais e responsáveis podem verificar como é o regimento da unidade escolar em que seu filho está matriculado com a direção escolar.

Transporte Escolar: 
este serviço também segue protocolo de higienização e sanitização, fiscalizado pela Secretaria Municipal de Educação e Vigilância em Saúde. É importante que os pais mantenham os dados dos seus filhos atualizados na secretaria das escolas, inclusive dados de saúde, como o cartão de vacinação, além dos contatos atuais, dentre outros dados.

Protocolo de Volta às Aulas:  
O protocolo na íntegra pode ser consultado neste link: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/2022/27-01-PROTOCOLO_SANITARIO_27_01_2022.pdf